MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 24 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1137/11
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Moisés
Autor:
Valentini, Alessandro
Datação:
XIX d.C.
Matéria:
Aguarela
Suporte:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 24,8; largura: 16,3;
Descrição:
A aguarela representa a mãe de Moisés depositando-o nas margens do Nilo. No primeiro plano, ajoelhada junto à margem do rio, está a mãe de Moisés. Enquanto segura no cesto de verga com o menino, olha para a direita. Tem o cabelo escuro, com uma trança comprida que lhe cai sobre o ombro esquerdo. Veste um vestido branco, com um grande decote e um pano branco riscado e franjado de ouro , que lhe pende da cintura até aos pés; traz atado à cintura um lenço vermelho cujas extremidades caem na água. Sob o cesto, caída no chão, está a caixa de betume e pez que o resguardava. O segundo plano é preenchido por ervas altas e palmeiras, vendo-se uma garça à direita. No plano mais afastado, surgem mais palmeiras e algumas arquitecturas, à direita do Nilo, que se estende até à linha do horizonte. Tudo sob um céu azul claro, com algumas nuvens ao longe.
Incorporação:
Transferência - Pertencia às colecções reais.
Origem / Historial:
A peça integra actualmente o Álbum, inv. 1137 que, conforme informação do criado Pedro Dias no Arrolamento Judicial, pertenceu a D. Adelaide de Habsburgo, mãe da rainha D. Maria Pia. Ainda segundo o mesmo Arrolamento, no início da década de 1910, estava na Sala Rosa, no armário do aparador. Mais tarde foi transferida, com o dito Álbum, para uma reserva, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica