MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1332/19
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Interno della Cappella della Madonna della Consolata
Autor:
Bisi, Luigi
Datação:
1862 d.C.
Matéria:
Aguarela
Suporte:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 35; largura: 27;
Descrição:
Este interior parece tratar-se de uma planta basilical. À esquerda, entre duas colunas de mármore, dá-se entrada para uma capela onde se encontra o grupo escultórico "Le due regine", da autoria de Vincenzo Vela, contemplado, junto à grade, por algumas pessoas. À direita, vários leigos e eclesiásticos estão em oração à entrada da capela mor, diante da teia que a antecede. A estrutura das paredes e adornos são em mármore, bem como o arranque da cúpula e o pavimento.
Incorporação:
Transferência - Pertencia às colecções reais.
Origem / Historial:
A peça integra um álbum de aguarelas, de autores vários, oferecido à rainha D. Maria Pia de Sabóia pela cidade italiana de Turim, por ocasião do seu casamento com o rei D. Luís. Estava acondicionado, num compartimento próprio de uma mesa de ébano. No início da década de 1910, conforme o Arrolamento Judicial, ambas as peças estavam colocadas na Sala Verde, tendo sido então o álbum inventariado sob a verba Q 372. Mais tarde, passaram para o Quarto da Rainha, onde a mesa se mantém. Entretanto, o álbum foi removido para uma reserva.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica