MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1332/9
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Piazza Vittorio Emanuele e rivista da S.A.R. il Principe Umberto al Reggimento de' Lancieri d'Aosta
Autor:
Caffi, Cavaliéri Ipolito (1809-1866)
Datação:
1862 d.C.
Matéria:
Aguarela
Suporte:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 43,3; largura: 57,5;
Descrição:
À direita da composição, defronte de um grande edifício apalaçado que fecha a praça do mesmo lado, uma pequena multidão assiste à revista das tropas pelo príncipe Humberto de Sabóia e que se perfilam diante de um edifício semelhante ao primeiro, fechando a praça no lado esquerdo. Ao fundo, um templo, flanqueado por construções mais pequenas, limita a praça por esse lado. O último plano é preenchido por uma linha de montes, esverdeados pela vegetação e salpicados de algum casario. Tudo sob um céu azul claro, manchado de nuvens.
Incorporação:
Transferência - Pertencia às colecções reais.
Origem / Historial:
A peça integra um álbum de aguarelas, de autores vários, oferecido à rainha D. Maria Pia de Sabóia pela cidade italiana de Turim, por ocasião do seu casamento com o rei D. Luís. Estava acondicionado, num compartimento próprio de uma mesa de ébano. No início da década de 1910, conforme o Arrolamento Judicial, ambas as peças estavam colocadas na Sala Verde, tendo sido então o álbum inventariado sob a verba Q 372. Mais tarde, passaram para o Quarto da Rainha, onde a mesa se mantém. Entretanto, o álbum foi removido para uma reserva.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica