MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 1 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AA.986
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Ritual
Denominação:
Bastão
Autor:
Desconhecido
Grupo Cultural:
Songo
Datação:
XIX d.C. - XX d.C.
Matéria:
Madeira.
Dimensões (cm):
altura: 41, 2;
Descrição:
Bastão em madeira escurecida, encimado por um grupo escultórico, constituido por dez figuras, ligadas umas às outras em planos diferentes. No topo do bastão surge uma figura equestre ladeada por duas figuras humanas; no segundo plano vê-se um macaco sobre um tronco, sustentado pela cabeça de uma ave. Ainda no mesmo plano uma figura masculina numa posição de reflexão, duas figuras femininas, sentadas, uma com as mãos apoiadas no baixo-ventre e a outra de seios proeminentes e com as mãos apoiadas na região abdominal. Neste mesmo plano encontra-se também uma figura masculina sentada e com um falo erecto. Um pouco abaixo de todo o conjunto escultórico, o punho do bastão é decorado com sulcos rectilíneos e um pequeno entalhe em forma de anel.
Incorporação:
Compra - Sabemos, no entanto, que a aquisição aos herdeiros de António de Oliveira terá sido feita em 1959.
Proveniência:
Quimbango, Angola.
Origem / Historial:
Este objecto insere-se no conjunto de 618 objetos, provenientes de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor, adquirido aos herdeiros do colecionador António de Oliveira em 1959. Esta foi a segunda coleção incorporada no Museu de Etnologia do Ultramar a seguir à sua criação formal em 1965.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica