MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 29 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
63 Div MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Adereços (e objectos de adorno)
Denominação:
Escudo de aparato
Local de Execução:
Reino de Ryukyu - Ilhas Léquias (?)
Centro de Fabrico:
Reino de Ryukyu - Ilhas Léquias (?)
Datação:
XVI d.C.
Matéria:
Madeira, couro, laca negra oriental, dourada e pintada, veludo, algodão, pregos de metal. Vetígios de fio dourado nas pegas.
Técnica:
Lacagem, pintura e douramento
Dimensões (cm):
espessura: 1,9; diâmetro: 51,5;
Descrição:
Escudo de aparato de forma circular e convexa, em madeira revestida a couro, lacado a negro com ornamentação a dourado e vermelho. A frente apresenta ao centro um brasão de armas com emblema rematado por elmo do qual sai um paquife de folhagem de acanto que envolve todo o brasão. Uma banda larga de enrolamentos de folhagem sobre fundo reticulado, acompanha todo o perímetro formando uma orla externa e uma banda mais estreita de motivo geométrico uma orla interna. No topo e na base do brasão são fixos pregos metálicos (originalmente 6, um ausente), colocados simetricamente, que fixam no reverso as pegas para ajuste ao braço. Das 3 pegas originais restam apenas pequenos trechos. Seriam duas maiores de fixação ao antebraço e uma terceira menor para a mão. Estas pegas eram também em couro, recheadas com algodão e revestidas a veludo verde. A decoração do verso é constituída por uma banda de enrolamentos em voluta que acompanha todo o perímetro e na restante superfície multiplos ramos de videira, com cachos suspensos, peónias, dois pássaros e dois animais que podem ser interpretados como esquilos mas também como mangustos (ou saca-rabos).
Incorporação:
Compra - Poderá ter-se tratado de uma compra no mercado. O modo de incorporação não foi registado no cadastro do MNSR
Origem / Historial:
Adquirida pelo MNSR em 1944 em local e circunstâncias não registadas.

Tipo

Descrição

Imagem

Heráldica/Insígnia

A perda de douramento dificulta a leitura das armas. Ainda assim pode afirmar-se que o escudo é partido e que o terceiro quartel apresenta quatro faixas vermelhas. É encimado por elmo virado três quartos à direita e teria ainda dois machados cruzados, hoje visíveis apenas em fotografia com luz ultra-violeta. "O brasão com o elmo virado a três quartos para a direita, é uma indicação da origem nobre do proprietário ou cliente que encomendou o escudo. Os vestígios do timbre sobre o elmo, dois machados cruzados, remete para a família portuguesa Machado. Do escudo pode dizer-se com segurança que era partido e que o terceiro quartel tem quatro faixas vermelhas num fundo de ouro. O facto de ter sido lacado no Oriente pode signifcar que foram usadas outras cores na representação do escudo. (...) O facto de no timbre surgirem os dois machados pode indicar o tema do primeiro quartel, a linha do pai do proprietário." (KÖRBER, 2007, p. 68)

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica