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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
3817
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Vidros
Denominação:
Cálice (2)
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Murano. Veneza. Italia.
Centro de Fabrico:
Murano. Veneza. Italia.
Datação:
XVII d.C. - XVIII d.C.
Matéria:
Vidro (cristallo),transparente incolor, opaco e policromo
Técnica:
Vidro soprado e trabalhado à pinça.
Dimensões (cm):
altura: 12; diâmetro: 6,8 (base); 4,3 (copa);
Descrição:
Cálice com base discoide, com rebordo virado para o exterior. Pé formado por coluna de caneluras oblíquas com 3 botões de dimensão crescente e anel plano ao qual fundiu a copa. A base e o pé são em vidro ("cristallo") incolor transparente. Copa troncocónica também em vidro incolor transparente com ornamentação "a penne" em branco opaco. Ao pé foi acrescentado como ornamentação, 2 asas diametralmente opostas em vidro opaco amarelo e vidro transparente incolor trabalhado à pinça, e 2 flores, uma de cada lado, com 5 pétalas cada em vidro opaco polícrolmo (azul, rosa e branco) com o botão de flor em vidro opaco amarelo. É conjunto do cálice Invº3835.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Casa Real.
Origem / Historial:
Segundo o Arrol. PNA , esta peça encontrava-se no interior de uma vitrine na denominada Sala do Retrato da Rainha no Andar Nobre. Os modelos de cálice com asas de forma auricular e decoração de flores aplicadas no pé surgiram na produção veneziano no século XVII. Na maioria dos casos eram peças decorativas e de oferta. Seguindo os cãnones estéticos do período barroco, a decoração com flores policromas em "lattimo" ou vidro opaco foi muito apreciada e usada em finais do século XVII e início do século XVIII, época em que os sopradores muraneses realizaram uma importante produção para oferta ao rei Frederico IV da Dinamarca, por ocasião da sua visita a Veneza. É um conjunto raro de belas peças em vidro soprado que ainda hoje se pode observar no castelo de Rosenborg, em Copenhaga. Estes cálices "gobelet" caracterizados por este tipo de asas e decoração ("Winged handles" ou "Winged gobelets"). Com o passar dos tempos, a ornamentação das asas foi-se tornando cada vez mais elaborada. Muitos vidreiros muraneses/ Venezianos foram trabalhar para os Paises Baixos e outros paises europeus e trouxeram com eles métodos e estilos incluindo o destes cálices. Segundo Rosa Barovier Mentasti, o conjunto de cálices do Palácio Nacional da Ajuda está enquadrado cromológicamente nesse período de fabrico. Uma carta de Diogo António Palmeiro Pinto, datada de 6 de Setembro de 1864, endereçada ao conselheiro F. Gerschey, informa o envio de caixas pelo vapor francês "valle do havre", cujo conteudo engloba entre outros itens, "dois copos de vidro de Veneza antigos" para o rei D. Luís I (ANTT, CR, CX 4741) O Corning Museum of Glass tem uma peça semelhante, mas sem a decoração floral, datada de entre 1675/1725 (accession number 79.3.484).
 
     
     
   
     
     
     
 
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