Origem / Historial:
Segundo o Arrol. PNA , esta peça encontrava-se no interior de uma vitrine na denominada Sala do Retrato da Rainha no Andar Nobre.
Os modelos de cálice com asas de forma auricular e decoração de flores aplicadas no pé surgiram na produção veneziano no século XVII. Na maioria dos casos eram peças decorativas e de oferta. Seguindo os cãnones estéticos do período barroco, a decoração com flores policromas em "lattimo" ou vidro opaco foi muito apreciada e usada em finais do século XVII e início do século XVIII, época em que os sopradores muraneses realizaram uma importante produção para oferta ao rei Frederico IV da Dinamarca, por ocasião da sua visita a Veneza. É um conjunto raro de belas peças em vidro soprado que ainda hoje se pode observar no castelo de Rosenborg, em Copenhaga.
Estes cálices "gobelet" caracterizados por este tipo de asas e decoração ("Winged handles" ou "Winged gobelets"). Com o passar dos tempos, a ornamentação das asas foi-se tornando cada vez mais elaborada. Muitos vidreiros muraneses/ Venezianos foram trabalhar para os Paises Baixos e outros paises europeus e trouxeram com eles métodos e estilos incluindo o destes cálices.
Segundo Rosa Barovier Mentasti, o conjunto de cálices do Palácio Nacional da Ajuda está enquadrado cromológicamente nesse período de fabrico.
Uma carta de Diogo António Palmeiro Pinto, datada de 6 de Setembro de 1864, endereçada ao conselheiro F. Gerschey, informa o envio de caixas pelo vapor francês "valle do havre", cujo conteudo engloba entre outros itens, "dois copos de vidro de Veneza antigos" para o rei D. Luís I (ANTT, CR, CX 4741)
O Corning Museum of Glass tem uma peça semelhante, mas sem a decoração floral, datada de entre 1675/1725 (accession number 79.3.484).