MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 11 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional do Teatro
N.º de Inventário:
MNT 231070
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Denominação:
Peça "Fernão, Mentes ?"/A Barraca
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA
Datação:
1981 d.C. - 1999 d.C.
Matéria:
papel de fotografia
Técnica:
positivo a preto e branco
Dimensões (cm):
altura: 13; largura: 18;
Descrição:
Fotografia de cena da peça "Fernão Mentes ?" de Helder Costa numa versão livre da "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto. Em palco o actor Orlando Costa e outro não identificado. Orlando Costa está vestido de branco, sentado no chão agarrado a uma corda que está a ser segura pelo outro actor. Não se sabe qual a data de representação da peça a que respeita a fotografia, uma vez que ela foi representada em 1981,1982,1983,1985 e 1999.
Incorporação:
Doação - Tito Lívio
Origem / Historial:
Peça "Fernão Mentes?" de Helder Costa numa versão livre da "peregrinação" de Fernão Mendes Pinto. Direcção artística e encenação de Herlder Costa com assist~encia de Santos Manuel. Cenografia de Jorge Sacadura. Marionetas de Xico Esteves. Compositores: Fausto, Zeca Afonso e Orlando Costa. Efeitos sonoros de Luis Cilia. Interpretações de antónio Cara d' Anjo, Carla Osório Mourão, Clara Rocha, José Maria Pinto, João soromenho, Madalena Leal, Manuel Marcelino, Maria do Céu Guerra, Orlando Costa, Santos Manuel e os músicos Fausto, Júlio Pereira, João Maria Pinto e Orlando Costa- A reposição de 1999 contou com as interpretações de Luis Thomar, Catarina Santana, Paulo Serafim, Miguel telmo, André Louro, susana Cacela, Sérgio Moras, Carla Alves. A peça estreou no Festival de Teatro de Expressão Ibérica em 1981. Esteve presente no Festival de Teatro de Setúbal em 1982. Em 1983 foi representada em s. Paulo (Brasil) e Caracas (Venezuela) e ainda no Auditório do Grupo Desportivo do BESCL. Em 1985 no Festival de Teatro de Almada. Em 1999 no Teatro Aveirense nas comemorações dos 40 anos do CETA. Em 1982 foi reconhecido pela Casa da Imprensa como o melhor espectáculo de 1982 e em 1986 foi gravado para a RTP.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica