MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
2128 Fot.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Título:
"Estindarte" de peixe no areal
Datação:
XX d.C.
Suporte:
Vidro
Dimensões (cm):
altura: 6; largura: 9;
Descrição:
Fotografia a p/b representando a seca de peixe sobre junco, no areal da praia da Nazaré. Em primeiro plano, peixe miúdo (carapau, petinga ...) estendido sobre junco e grupos de mulheres sentadas no areal, umas estendendo o peixe que tiram das gamelas e outras arrumando-o já em cabazes. Algumas delas estão "em corpo" (de blusa) e outras com capa e chapéu. Ao fundo, avistam-se barcos, as fachadas dos armazéns ("do Jo'anão" ou "João Anão"), da Casa da Estiva e outros edifícios da frente do mar.
Incorporação:
Doação - Doação do embaixador Álvaro Laborinho, filho do autor. Despachos da SEC de 14.4.1988 e do Secretário dos Assuntos Fiscais de 1.6.1988.
Origem / Historial:
A actividade de secar o peixe é uma actividade feminina e ocupava uma área considerável da praia da Nazaré, a Sul. Álvaro Laborinho fotografou várias vezes esta actividade, nomeadamente quando ainda se praticava sobre juncos, no areal. Actualmente, continua a praticar-se, embora com muito menos volume em termos de mercado e de consumo próprio. Os juncos foram substituídos por "paneiros", restritos a uma área da praia, delimitada pela Câmara Municipal.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica