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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Etnologia
Inventory number:
AK.873
Supercategory:
Etnologia
Category:
Ritual
Name:
Adorno de costas
Author:
Desconhecido
Production Place:
Ilha Formosa, arquipélago dos Bijagós, Guiné-Bissau
Cultural Group:
Bijagós
Material:
Madeira, pele, policromia.
Measurments (cm):
width: 36;
Description:
Adorno de costas "Em madeira, constituído por duas peças, cada uma delas com a forma de dois discos unidos por um braço, ao jeito dum haltere espalmado, ligadas entre si por uma tira de couro. Entre elas, pregado a essa tira de couro, está um pássaro, de corpo facetado, bico comprido e rabo largo voltado para cima. Pássaro e face superior dos 4 discos são pintados na cor preto e vermelho, desenhando triângulos."
Incorporation:
Compra
Provenance:
Ambó, ilha Formosa, arquipélago dos Bijagós, Guiné-Bissau
Origin / History:
Adorno de costas masculino, utilizado como complemento do traje utilizado pelos rapazes da classe de idades pré-iniciática "karo" (cabaro ou kalo), em exibições públicas de dança. As performances com máscaras são a face mais visível do sistema de organização social que tem estruturado a comunidade Bijagó, segundo o qual os homens estão sujeitos a uma hierarquia de classes de idade desde muito novos. A progressão pelos sucessivos grupos etários é fortemente marcada até certa idade pela participação em apresentações públicas nas quais se interligam elementos como música, canto e dança. Estas atuações são verdadeiras performances artísticas, através das quais os protagonistas experimentam sensorialmente os valores e conduta morais que a comunidade exige de si. As máscaras evidenciam por si só a fase de maturação em que se encontram os indivíduos. Estas podem representar animais aquáticos como o peixe-serra e o tubarão ou animais terrestres como a vaca, o boi ou o búfalo. Quando mais leves e pequenas, são atribuídas aos mais jovens, mimetizando a sua inexperiência. O peso, grande dimensão e ferocidade de outras, representam a pujança física e a exuberância da juventude ainda indomada característicos de uma fase anterior à iniciação ("fanado"). O despojamento mais tardio do colorido e da complexidade dos trajes no homem adulto traduz a valorização da sabedoria e poderes rituais próprios dos anciãos.
 
     
     
   
     
     
     
 
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