MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 9 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AR.676
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Equipamento de uso doméstico
Denominação:
Colcha
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal / Portalegre / Castelo Branco (?)
Datação:
XIX d.C. - XX d.C.
Matéria:
Tecido (linho); Tecido (algodão); Seda
Dimensões (cm):
largura: 135; comprimento: 195;
Descrição:
Colcha rectangular em tecido cru de linho de cor bege. A parte de trás é forrada a tecido de algodão de cor branca. A face superior é bordada a cheio, a "ponto de Castelo Branco" com fio de seda de cor azul, rosa, castanha, verde e amarela. Ao centro surge uma grossa ramificação, ou "árvore da vida", contornada por uma espécie de elipse de tom rosa e, lateralmente, por uma larga folha de palma aberta em "V". A restante área é preenchida por grandes flores unidas entre si por finas ramificações. A colcha apresenta um pequeno, mas grosso, franjado a fio de seda de cor amarela.
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Portugal / Lisboa / Lisboa
Origem / Historial:
Em 1947 Jorge Dias é convidado para coordenar o sector de Etnografia do Centro de Estudos de Etnologia Peninsular (CEEP), chamando de imediato um conjunto de investigadores da sua confiança para com ele trabalhar nesse Centro - Margot Dias, Fernando Galhano, Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira. Estes investigadores estariam também na origem e desenvolvimento, alguns anos mais tarde, do projecto do Museu de Etnologia. Ernesto Veiga de Oliveira (1910-1990) foi integrado formalmente em 1953 nos quadros do CEEP. Em 1965, Ernesto Veiga de Oliveira é nomeado subdirector do Museu de Etnologia do Ultramar, assim como do Centro de Estudos de Antropologia Cultural. Com a morte de Jorge Dias (1973), assume a direcção desses dois organismos até à sua aposentação em 1980.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica