MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, April 30, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Etnologia
Inventory number:
AK.847
Supercategory:
Etnologia
Category:
Ritual
Name:
Máscara
Author:
Desconhecido
Production Place:
Arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Cultural Group:
Bijagós
Date / Period:
XIX A.D - XX A.D
Material:
Madeira, chifres naturais, couro, fibras vegetais, cordão, penas de galinha, policromia.
Measurments (cm):
height: 19,5; width: 44;
Description:
Máscara tipo elmo, de madeira, que representa realisticamente uma cabeça de vaca. Apresenta dois chifres naturais e duas pequenas orelhas projectadas para os lados. Os olhos são de vidro verde, circundados por uma tira de couro vermelha. Possui um focinho curto e entalhado. A boca está entreaberta e esculpida em curva. Superfície escurecida a negro, com excepção do focinho e de um triângulo na testa pintados de branco; dos sulcos, simulando rugas junto aos olhos e interior da boca que foram pintados de vermelho. Na base dos chifres foi presa uma corda de fibras vegetais. O vértice do focinho é perfurado transversalmente e atravessado por uma corda, que passa de cada lado, apertando atrás sobre o cachaço. À direita do focinho está suspensa nesta corda uma borla de fibras vegetais e penas de galinha. Junto à abertura inferior da máscara encontram-se vários orifícios. A dois destes está ligada uma borla de ráfia de cada lado. Na parte posterior inferior foi colado um autocolante amarelo com o número "99" manuscrito.
Incorporation:
Compra
Provenance:
Ilha de Chediã, arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Origin / History:
Utilizada pelos rapazes da classe de idade pré-iniciática "karo" ("cabaro", "kalo") em momentos de dança. As performances com máscaras são a face mais visível do sistema de organização social que tem estruturado a comunidade Bijagó, segundo o qual os homens estão sujeitos a uma hierarquia de classes de idade desde muito novos. A progressão pelos sucessivos grupos etários é fortemente marcada até certa idade pela participação em apresentações públicas nas quais se interligam elementos como música, canto e dança. Estas atuações são verdadeiras performances artísticas, através das quais os protagonistas experimentam sensorialmente os valores e conduta morais que a comunidade exige de si. As máscaras evidenciam por si só a fase de maturação em que se encontram os indivíduos. Estas podem representar animais aquáticos como o peixe-serra e o tubarão ou animais terrestres como a vaca, o boi ou o búfalo. Quando mais leves e pequenas, são atribuídas aos mais jovens, mimetizando a sua inexperiência. O peso, grande dimensão e ferocidade de outras, representam a pujança física e a exuberância da juventude ainda indomada característicos de uma fase anterior à iniciação ("fanado"). O despojamento mais tardio do colorido e da complexidade dos trajes no homem adulto traduz a valorização da sabedoria e poderes rituais próprios dos anciãos.
Bibliography

Bibliography

GALHANO, Fernando - Desenho Etnográfico de Fernando Galhano - II África. Lisboa: IICT/INIC/CEE, 1985

HERREMAN, Frank, ed. lit. - Na Presença dos Espíritos: Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia. Nova York: Museum for African Art/Snoeck-Ducaju & Zoon, Gent, 2000

OLIVEIRA, Ernesto Veiga de - Escultura africana em Portugal. Lisboa: JIU/MEU, 1985

Museu de Etnologia do Ultramar - Povos e Culturas. Lisboa: JIU/MEU, 1972

Duquette, Danielle Gallois - Dynamique de l'art bidjogo (Guinée-Bissau): contribution a une anthropologie de l'art des sociétés africaines. Lisboa: IICT, 1983

GALHANO, Fernando - Esculturas e objectos decorados da Guiné Portuguesa no Museu de Etnologia do Ultramar. Lisboa: Junta de Investigação do Ultramar/Centro de Estudos de Antropologia Cultural, 1971

HENRY, Christine - "Danses et travestissements bijago (Guinée-Bissau)" in: Mascarades et Carnavals. Paris: Musée Dapper, 2011

Escultura africana no Museu de Etnologia do Ultramar. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1968

DUQUETTE, Danielle Gallois - "Informations sur les arts plastiques des Bidyogo" in: Art d'Afrique noir, 18, 1976: 26-43

BORDONARO, Lorenzo I. - Iniziazione Maschile e Musica trai i Bijagó di Bubaque (Guinea-Bissau), Università degli Studi di Torino, Facoltà di Lettere e Filosofia, Corso di Laurea in Filosofia (Tesi di Laurea in Antropologia Culturale), 1998 [CD]

Moreira, José Mendes - Breve ensaio etnográfico acerca dos Bijagós. [Bissau: s.n.], 1946

Lima, Augusto J. Santos - Organização económica e social dos Bijagós. [S.l.: s.n.], 1947

Scantamburlo, Luigi - Etnologia dos Bijagós da Ilha de Bubaque. Lisboa: Inst. de Investigação Científica Tropical ;, 1991

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits