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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Etnologia Local de Execução: Arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau Datação: XIX d.C. - XX d.C. Matéria: Madeira, chifres, fibras vegetais, pele, tecido, vidro, metal, tinta. Dimensões (cm): altura: 36; largura: 52,5; Descrição: Máscara tipo elmo, de madeira, que representa realisticamente uma cabeça de um touro selvagem.
Possui dois chifres naturais e duas orelhas pequenas projectadas para os lados.
Os olhos são de vidro, circundados por uma rodela de couro. O focinho é entalhado e curto. O cachaço é constituído por uma peça de madeira independente, composto de dois elementos largos, arqueados, com a superfície canelada, ligados entre si e à cabeça por aselhas de tiras vegetais.
Superfície pintada de preto, com excepção da superfície frontal da cabeça que se encontra na cor natural da madeira, e do cachaço que está pintado de vermelho.
O topo da cabeça entre os chifres é coberto com pele com pêlo. Uma tira de tecido está atada com vários nós entre os chifres. A base dos cornos é envolvida por uma cinta de pele com pêlo. Do cachaço pendem franjas de corda e de tiras de folha de palmeira às quais está preso um pássaro de madeira. De cada lado do focinho pendem tufos de fibras vegetais.
Apresenta uma racha transversal no focinho e marcas da acção biológica de insectos.
Proveniência: Ilha Formosa, arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Origem / Historial: Usada pelos rapazes da classe de idade pré-iniciática "karo" ("cabaro", "kalo") em momentos de dança.
As performances com máscaras são a face mais visível do sistema de organização social que tem estruturado a comunidade Bijagó, segundo o qual os homens estão sujeitos a uma hierarquia de classes de idade desde muito novos. A progressão pelos sucessivos grupos etários é fortemente marcada até certa idade pela participação em apresentações públicas nas quais se interligam elementos como música, canto e dança. Estas atuações são verdadeiras performances artísticas, através das quais os protagonistas experimentam sensorialmente os valores e conduta morais que a comunidade exige de si. As máscaras evidenciam por si só a fase de maturação em que se encontram os indivíduos. Estas podem representar animais aquáticos como o peixe-serra e o tubarão ou animais terrestres como a vaca, o boi ou o búfalo. Quando mais leves e pequenas, são atribuídas aos mais jovens, mimetizando a sua inexperiência. O peso, grande dimensão e ferocidade de outras, representam a pujança física e a exuberância da juventude ainda indomada característicos de uma fase anterior à iniciação ("fanado"). O despojamento mais tardio do colorido e da complexidade dos trajes no homem adulto traduz a valorização da sabedoria e poderes rituais próprios dos anciãos.
Bibliografia | GALHANO, Fernando - Desenho Etnográfico de Fernando Galhano - II África. Lisboa: IICT/INIC/CEE, 1985 | HERREMAN, Frank, ed. lit. - Na Presença dos Espíritos: Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia. Nova York: Museum for African Art/Snoeck-Ducaju & Zoon, Gent, 2000 | OLIVEIRA, Ernesto Veiga de - Escultura africana em Portugal. Lisboa: JIU/MEU, 1985 | Museu de Etnologia do Ultramar - Povos e Culturas. Lisboa: JIU/MEU, 1972 | Duquette, Danielle Gallois - Dynamique de l'art bidjogo (Guinée-Bissau): contribution a une anthropologie de l'art des sociétés africaines. Lisboa: IICT, 1983, pág. p. 105 | GALHANO, Fernando - Esculturas e objectos decorados da Guiné Portuguesa no Museu de Etnologia do Ultramar. Lisboa: Junta de Investigação do Ultramar/Centro de Estudos de Antropologia Cultural, 1971 | HENRY, Christine - "Danses et travestissements bijago (Guinée-Bissau)" in: Mascarades et Carnavals. Paris: Musée Dapper, 2011 | Escultura africana no Museu de Etnologia do Ultramar. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1968 | DUQUETTE, Danielle Gallois - "Informations sur les arts plastiques des Bidyogo" in: Art d'Afrique noir, 18, 1976: 26-43 | BORDONARO, Lorenzo I. - Iniziazione Maschile e Musica trai i Bijagó di Bubaque (Guinea-Bissau), Università degli Studi di Torino, Facoltà di Lettere e Filosofia, Corso di Laurea in Filosofia (Tesi di Laurea in Antropologia Culturale), 1998 [CD] | Moreira, José Mendes - Breve ensaio etnográfico acerca dos Bijagós. [Bissau: s.n.], 1946 | Lima, Augusto J. Santos - Organização económica e social dos Bijagós. [S.l.: s.n.], 1947 | Scantamburlo, Luigi - Etnologia dos Bijagós da Ilha de Bubaque. Lisboa: Inst. de Investigação Científica Tropical ;, 1991 | |
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