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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Etnologia
Inventory number:
AK.822
Supercategory:
Etnologia
Category:
Ritual
Name:
Máscara
Author:
Desconhecido
Production Place:
Ilha de Caraxe, arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Cultural Group:
Bijagós
Date / Period:
XIX A.D - XX A.D
Material:
Madeira, pele, vidro, plástico, crina, metal, fibras vegetais.
Measurments (cm):
width: 57; length: 47;
Description:
Máscara tipo elmo, de madeira, que representa realisticamente uma cabeça de vaca. Possui dois chifres naturais e duas orelhas fusiformes projectadas para os lados. Tem um olho de vidro, contornado por uma tira de pele; e o outro composto por uma cápsula de garrafa; ambos circundados por tufos de crina. O focinho é entalhado e a boca entreaberta com a língua de fora a um canto. O vértice do focinho é perfurado transversalmente passando pelo orifício uma corda. Esta acompanha o focinho, passa por trás das orelhas e prende atrás. À volta da abertura inferior da máscara encontram-se vários orifícios nos quais entram algumas tiras de fibra vegetal. Escurecida a negro e pintada de vermelho, azul e branco. Ambos os chifres têm uma tira de pele na base. O chifre esquerdo apresenta ainda um anel franjado em tons de vermelho e preto.
Incorporation:
Compra
Provenance:
Ilha de Caraxe, arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Origin / History:
Utilizada pelos jovens da classe de idade pré-iniciática "cabaro" (karo, calo) em performances rituais de dança. As performances com máscaras são a face mais visível do sistema de organização social que tem estruturado a comunidade Bijagó, segundo o qual os homens estão sujeitos a uma hierarquia de classes de idade desde muito novos. A progressão pelos sucessivos grupos etários é fortemente marcada até certa idade pela participação em apresentações públicas nas quais se interligam elementos como música, canto e dança. Estas atuações são verdadeiras performances artísticas, através das quais os protagonistas experimentam sensorialmente os valores e conduta morais que a comunidade exige de si. As máscaras evidenciam por si só a fase de maturação em que se encontram os indivíduos. Estas podem representar animais aquáticos como o peixe-serra e o tubarão ou animais terrestres como a vaca, o boi ou o búfalo. Quando mais leves e pequenas, são atribuídas aos mais jovens, mimetizando a sua inexperiência. O peso, grande dimensão e ferocidade de outras, representam a pujança física e a exuberância da juventude ainda indomada característicos de uma fase anterior à iniciação ("fanado"). O despojamento mais tardio do colorido e da complexidade dos trajes no homem adulto traduz a valorização da sabedoria e poderes rituais próprios dos anciãos.
Bibliography

Bibliography

GALHANO, Fernando - Desenho Etnográfico de Fernando Galhano - II África. Lisboa: IICT/INIC/CEE, 1985

HERREMAN, Frank, ed. lit. - Na Presença dos Espíritos: Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia. Nova York: Museum for African Art/Snoeck-Ducaju & Zoon, Gent, 2000

OLIVEIRA, Ernesto Veiga de - Escultura africana em Portugal. Lisboa: JIU/MEU, 1985

Museu de Etnologia do Ultramar - Povos e Culturas. Lisboa: JIU/MEU, 1972

Duquette, Danielle Gallois - Dynamique de l'art bidjogo (Guinée-Bissau): contribution a une anthropologie de l'art des sociétés africaines. Lisboa: IICT, 1983

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DUQUETTE, Danielle Gallois - "Informations sur les arts plastiques des Bidyogo" in: Art d'Afrique noir, 18, 1976: 26-43

BORDONARO, Lorenzo I. - Iniziazione Maschile e Musica trai i Bijagó di Bubaque (Guinea-Bissau), Università degli Studi di Torino, Facoltà di Lettere e Filosofia, Corso di Laurea in Filosofia (Tesi di Laurea in Antropologia Culturale), 1998 [CD]

Moreira, José Mendes - Breve ensaio etnográfico acerca dos Bijagós. [Bissau: s.n.], 1946

Lima, Augusto J. Santos - Organização económica e social dos Bijagós. [S.l.: s.n.], 1947

Scantamburlo, Luigi - Etnologia dos Bijagós da Ilha de Bubaque. Lisboa: Inst. de Investigação Científica Tropical ;, 1991

 
     
     
   
     
     
     
 
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