MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
BH.846
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Equipamento de uso doméstico
Denominação:
Cântaro
Autor:
João Morgado
Local de Execução:
Sardoal, Santarém.
Datação:
1986 d.C. - 1987 d.C.
Matéria:
Barro, porcelana cozida.
Técnica:
Modelação e alisamento do cântaro com o auxílio de um torno alto. Na decoração da face exterior do cântaro foi utilizado engobe de cor branca e pequenos fragmentos de porcelana, obtidos a partir de isoladores de fios electricos. Depois, o objecto foi submetido a segunda cozedura oxidante.
Dimensões (cm):
altura: 33,5; diâmetro: 27;
Descrição:
Cântaro de barro de tonalidade vermelha. A base é circular e plana; bojo ovóide; colo cilindriforme com um cordão anelado ornamentado com incisões oblíquas, seguido de um breve ressalto a meia altura da parede; bordo boleado. Imediatamente abaixo do cordão anelado provêm três asas, de secção rectangular, dispostas lado a lado, que descrevem um arco entrecruzando-se e formando um efeito entrançado, findando na zona de diâmetro máximo do bojo. A superfície do cântaro é pouco alisada. A parte superior do bojo está adornada com composições losangonais, obtidas a partir da aplicação de engobe de cor branca, delimitada na parte superior por uma linha incisa anelada. Ao longo da asa existem incrustações de pequenos fragmentos de porcelana cozida.
Incorporação:
Doação
Proveniência:
Sardoal, Santarém, Portugal
Origem / Historial:
O objecto não evidencia uso. Foi recolhido a 12 de Abril de 1987, pelo Prof. Manuel Durão e pela Dr.ª Maria Helena Lemos, aquando do trabalho de levantamento de olaria popular portuguesa efectuado durante a década de 1980, por estes dois investigadores, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Este objecto faz parte de uma colecção que ficou depositada cerca de vinte anos no domicílio do Prof. Manuel Durão, até Junho de 2006, data em que se consumou a doação ao Museu Nacional de Etnologia. A colecção assim doada é composta por um total de 2734 itens (2519 objectos de olaria, 137 utensílios de oleiro, 78 matérias-primas), pertencendo este objecto a um sub-conjunto de 54 itens (48 objectos de olaria, 6 utensílios de oleiro) provenientes de Sardoal.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica