MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AF.049
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Artes plásticas
Denominação:
Escultura
Local de Execução:
Enterramento, Ilha de Bissau, Guiné-Bissau
Grupo Cultural:
Papel
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Madeira, policromia.
Dimensões (cm):
altura: 22 cm; largura: 9 cm; comprimento: 10 cm;
Descrição:
Escultura em madeira, monóxila, que representa uma mulher a amamentar, sobre uma base circular. A mulher está sentada num banco de base cilíndrica e tampo redondo. A figura segura uma criança no colo que tem as pernas fletidas apoiadas no banco. O corpo está inclinado para trás, colado ao corpo da mulher. A cabeça está inclinada para trás, com a boca no peito e a mão esquerda apoiada entre os seios. A base, o banco e o corpo das figuras estão na cor natural da madeira. A figura da mulher tem o calção, sobrancelhas, olhos e cabelo em gomos, pintados de preto. A criança tem cabelo, olhos e sobrancelhas pintados de preto.
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Enterramento, Ilha de Bissau, Guiné-bissau.
Origem / Historial:
Escultura coletada pelo etnógrafo Fernando Rogado Quintino em 1963, no âmbito da Missão Organizadora do Museu do Ultramar, atual Museu Nacional de Etnologia. Tem autoria atribuída ao escultor Joaquim Có, da etnia papel, na Guiné-Bissau. É parte de um conjunto de 20 objetos deste autor, adquiridos na mesma circunstância, para o acervo do MNE. As esculturas retratam cenas da vida quotidiana da Guiné-Bissau no início da década de 1960 e caracterizam-se por um entalhe e formas de composição recorrentes na obra de Joaquim Có. Os objetos são esculpidos de uma maneira geral em peça única de madeira, com formas arredondadas, apresentando forte expressividade e plasticidade, criando uma idéia de movimento nas cenas representadas.
Bibliografia

Bibliografia

QUINTINO, Fernando Rogado. A pintura e a escultura na Guiné Portuguesa. In: Boletim Cultural da Guiné Portuguesa. Bissau, Vol19, n75, 1964, p. 279-288

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica