MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Wednesday, May 08, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Etnologia
Inventory number:
AF.028
Supercategory:
Etnologia
Category:
Artes plásticas
Name:
Escultura
Production Place:
Enterramento, Ilha de Bissau, Guiné-Bissau
Cultural Group:
Papel
Date / Period:
XX A.D
Material:
Madeira, policromia.
Measurments (cm):
height: 22 cm; width: 8,7 cm; length: 37 cm;
Description:
Escultura em madeira, monóxila, que representa o transporte de um cansaré (esquife), constituída por quatro figuras masculinas, sobre uma base retangular. O cansaré. ocupa o centro da peça e é composto por duas barras para transporte e seu núcleo de formato retangular. Ele está a ser transportado ao ombro pelas figuras, que estão de pé, com um dos braços junto ao corpo e as mãos a segurar o cansaré sobre os ombros. O outro braço está voltado para baixo, fletido, com a mão na altura da cintura. Os braços e pernas criam o movimento da cena e insinuam uma passada. A base está na cor natural da madeira. As figuras estão pintadas de preto, com a parte branca dos olhos na cor natural da madeira. Vestem calções na cor natural da madeira, destacados em relevo na cintura. O cansaré tem as barras para transporte na cor natural da madeira e o núcleo em vermelho.
Incorporation:
Compra
Provenance:
Enterramento, Ilha de Bissau, Guiné-bissau.
Origin / History:
Escultura coletada pelo etnógrafo Fernando Rogado Quintino em 1963, no âmbito da Missão Organizadora do Museu do Ultramar, atual Museu Nacional de Etnologia. Tem autoria atribuída ao escultor Joaquim Có, da etnia papel, na Guiné-Bissau. É parte de um conjunto de 20 objetos deste autor, adquiridos na mesma circunstância, para o acervo do MNE. As esculturas retratam cenas da vida quotidiana da Guiné-Bissau no início da década de 1960 e caracterizam-se por um entalhe e formas de composição recorrentes na obra de Joaquim Có. Os objetos são esculpidos de uma maneira geral em peça única de madeira, com formas arredondadas, apresentando forte expressividade e plasticidade, criando uma idéia de movimento nas cenas representadas.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits