MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 30 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
42640
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Candeeiro / Relógio de secretária
Autor:
Gaillard, Lucien
Centro de Fabrico:
Paris, França
Datação:
Século XIX-XX
Matéria:
Prata, metal, baquelite (?), vidro
Técnica:
Prata fundida, cinzelada e recortada vazada
Dimensões (cm):
altura: 23,2; largura: 10; profundidade: 10,2;
Descrição:
Candeeiro a petróleo, em prata lavrada e cinzelada com relógio incorporado na parte inferior. Corpo contramoldado com decoração "rocaille" de motivos florais e concheados assente sobre uma base quadrangular recortada em curvas. Mostrador com numeração romana. Chaminé e globo em vidro incolor.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Aquisição da rainha D. Maria Pia (1847-1911) à Maison Boudet. Vinda de anterior morada no Palais Royal, a Maison Boudet instala-se no n.º 43 Boulevard des Capucines em Paris, desde 1886, e no n.º 8 Place Vendôme, a partir de 1908, sob a designação comercial Boudets Frères & Cie. até 1914. Os seus artigos, de gama variada, primavam pelo elevado padrão de qualidade. Foi uma das mais importantes casas parisienses fornecedoras de móveis de luxo, bronzes, objetos de arte e ourivesaria. Vendeu obras dos mais renomados artesãos de mobiliário e escultores como Linke, Zwiener, Millet e Bonheur. Em 1911 por ocasião do arrolamento dos bens da Casa Real este candeeiro encontrava-se guardado na designada "Sala Grande", próxima da Sala da Ceia no andar nobre. Foi então arrolado sob a verba"P'' 936".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica