MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
1932 Fot.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Título:
Festa do Homem do Mar, no areal
Datação:
1939 d.C.
Suporte:
Película
Dimensões (cm):
altura: 6; largura: 9;
Descrição:
Fotografia de um aspecto da Praia da Nazaré durante o período balnear e durante um evento festivo. Mostra, no areal, em primeiro plano, um aglomerado de pessoas que assistem a uma Missa Campal, em torno de uma estrutura de madeira decorada com plantas e bandeiras. Ao fundo, avistam-se toldos e barracas brancas e outros veraneantes. Em plano superior, avista-se casario, o Promontório e a linha do elevador.
Incorporação:
Doação do embaixador Álvaro Laborinho, filho do autor. Despachos da SEC de 14.4.1988 e do Secretário dos Assuntos Fiscais de 1.6.1988.
Origem / Historial:
A primeira “Festa do Mar” na Nazaré decorreu a 10 de Setembro de 1939, com a direcção artística do pintor Guilherme Filipe e colaboração do Tenente Joaquim Batista (Comandante do porto), José Maria Lúcio Codinha (Presidente da Câmara Municipal), Tito Calixto (Secretário da Casa da Nazaré) e o “Povo”. Almada Negreiros e os escritores Hipólito Raposo, Afonso Lopes Vieira e Joaquim Manso deram também a sua colaboração no desdobrável sobre a festividade. O programa contou com uma missa à beira-mar, desportos náuticos, alar da rede e um cortejo na praia. No Sítio, entre outros eventos, incluiu a inauguração do Padrão a Vasco da Gama, a exibição de ranchos e bailes e um bodo de pão e vinho aos pescadores.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica