MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, May 05, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Palácio Nacional de Mafra
Inventory number:
PNM 201
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Imaculada Conceição
Production Place:
Roma (Itália)
Date / Period:
1730 A.D - Época Barroca, Escola Italiana
Material:
Óleo
Holder:
Tela
Measurments (cm):
height: 331; width: 204;
Description:
Pintura a óleo sobre tela representando a Imaculada Conceição, ou Nossa Senhora da Conceição. Ao centro encontra-se a Virgem Maria, de pé, voltada ligeiramente à esquerda, com o Menino Jesus ao colo. A Senhora tem um rosto oval, com olhos grandes e amendoados, olhando para baixo e para a sua esquerda. A cabeça é rodeada de um resplendor luminoso radiante. O menino Jesus encontra-se desnudo, parcialmente envolto num pano branco. Tem o rosto redondo, cabelo louro encaracolado e olha também para baixo. A sua mão esquerda apoia-se no colo de sua mãe. Com a direita empunha uma lança, rematada superiormente em forma de cruz, cuja ponta espeta na boca de uma serpente contorcida, aos pés da Virgem. A Senhora enverga túnica cor-de-rosa, manto azul escuro e um véu creme cobrindo a cabeça. Encontra-se descalça, sobre um orbe e nuvens, de onde emerge um crescente lunar. Em seu redor está uma multidão de anjos e querubins, uns em adoração e outros formando coro. Em fundo uma clareira luminosa, dando destaque às principais figuras. A pintura dispõe de moldura original em casquinha pintada de castanho.
Incorporation:
Outro - Proveniente da Real Basílica de Mafra
Origin / History:
"Este quadro é recordado com toda a precisão na biografia de Pascoli, sendo referida tanto a identificação do tema como as modalidades da execução, que ocorreu no último período de actividade de Odazzi, concomitantemente com os frescos para a Catedral de Rieti, em 1730. Com efeito lê-se: "pintou a abóbada e duas lunetas da capela de Santa Bárbara, na Catedral de Rieti. E ao mesmo tempo fez um grande quadro, que foi expedido com outros, que tinham sido feitos para o rei de Portugal por outros pintores escolhidos, e nele representou a Conceição de Nossa Senhora". Na monografia que Trimarchi dedicou ao pintor, o quadro é incluído entre as obras mencionadas pelas fontes, mas cujo rasto se perdeu. O autor não deixa porém de ressalvar vestígios em dois quadros citados pelos documentos, com correspondência temática, e que por isso poderiam relacionar-se com a grande tela, para a qual constituiriam prováveis estudos preparatórios. Na "Nota dos Quadros" que acompanha o testamento de Odazzi é efectivamente mencionada "uma tela de dez palmos de comprimento e sete de largura, representando Nossa Senhora com o menino, a calcar a serpente" (M. Trimarchi, 1979, p. 104), e outra é recordada no codicilo do mesmo testamento como legado para o senhor Carl'Antonio Coronari, aluno do artista: "meia tela a representar uma Conceição" (M. Trimarchi, 1979, p. 107). (...)" Anna Lo Bianco, "Joanni V Magnifico", 1994). A peça esteve colocada na Sala n.º 4 e na Sacristia da Capela de Nossa Senhora do Livramento, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits