MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
PNM 201
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Imaculada Conceição
Local de Execução:
Roma (Itália)
Datação:
1730 d.C. - Época Barroca, Escola Italiana
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 331; largura: 204;
Descrição:
Pintura a óleo sobre tela representando a Imaculada Conceição, ou Nossa Senhora da Conceição. Ao centro encontra-se a Virgem Maria, de pé, voltada ligeiramente à esquerda, com o Menino Jesus ao colo. A Senhora tem um rosto oval, com olhos grandes e amendoados, olhando para baixo e para a sua esquerda. A cabeça é rodeada de um resplendor luminoso radiante. O menino Jesus encontra-se desnudo, parcialmente envolto num pano branco. Tem o rosto redondo, cabelo louro encaracolado e olha também para baixo. A sua mão esquerda apoia-se no colo de sua mãe. Com a direita empunha uma lança, rematada superiormente em forma de cruz, cuja ponta espeta na boca de uma serpente contorcida, aos pés da Virgem. A Senhora enverga túnica cor-de-rosa, manto azul escuro e um véu creme cobrindo a cabeça. Encontra-se descalça, sobre um orbe e nuvens, de onde emerge um crescente lunar. Em seu redor está uma multidão de anjos e querubins, uns em adoração e outros formando coro. Em fundo uma clareira luminosa, dando destaque às principais figuras. A pintura dispõe de moldura original em casquinha pintada de castanho.
Incorporação:
Outro - Proveniente da Real Basílica de Mafra
Origem / Historial:
"Este quadro é recordado com toda a precisão na biografia de Pascoli, sendo referida tanto a identificação do tema como as modalidades da execução, que ocorreu no último período de actividade de Odazzi, concomitantemente com os frescos para a Catedral de Rieti, em 1730. Com efeito lê-se: "pintou a abóbada e duas lunetas da capela de Santa Bárbara, na Catedral de Rieti. E ao mesmo tempo fez um grande quadro, que foi expedido com outros, que tinham sido feitos para o rei de Portugal por outros pintores escolhidos, e nele representou a Conceição de Nossa Senhora". Na monografia que Trimarchi dedicou ao pintor, o quadro é incluído entre as obras mencionadas pelas fontes, mas cujo rasto se perdeu. O autor não deixa porém de ressalvar vestígios em dois quadros citados pelos documentos, com correspondência temática, e que por isso poderiam relacionar-se com a grande tela, para a qual constituiriam prováveis estudos preparatórios. Na "Nota dos Quadros" que acompanha o testamento de Odazzi é efectivamente mencionada "uma tela de dez palmos de comprimento e sete de largura, representando Nossa Senhora com o menino, a calcar a serpente" (M. Trimarchi, 1979, p. 104), e outra é recordada no codicilo do mesmo testamento como legado para o senhor Carl'Antonio Coronari, aluno do artista: "meia tela a representar uma Conceição" (M. Trimarchi, 1979, p. 107). (...)" Anna Lo Bianco, "Joanni V Magnifico", 1994). A peça esteve colocada na Sala n.º 4 e na Sacristia da Capela de Nossa Senhora do Livramento, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica