MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
2039 Etn.
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Equipamento e utensílios
Denominação:
Sirene
Título:
Algarve Exportador
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Ferro
Dimensões (cm):
altura: 104,5; largura: 50; diâmetro: 11;
Descrição:
Sirene composta por 2 partes. Para apoio, apresenta uma base composta por pequeno triângulo de onde se ergue um ferro vertical (pintado de preto). Nesta estrutura, encaixa outro ferro ligeiramente mais estreito, que se articula com a sirene, no topo, pintada a vermelho e movida a manivela.
Incorporação:
Doação - Doado por Jorge Cunha Fernandes, em 2010, neto do fundador da "Algarve Exportador", Agostinho Fernandes. Incorporação autorizada pelo director do IMC em 16.03.2011, mediante parecer técnico favorável da Directora do Departamento do Património Movel do IMC, em 11.03.2011.
Origem / Historial:
O doador, Jorge da Cunha Fernandes, é neto de Agostinho Fernandes, fundador da fábrica "Algarve Exportador", que teve várias unidades no país, desde Portimão, Peniche, Matosinhos, incluindo a Nazaré. Foi também proprietário desta empresa, desde a sua conversão em SARL (indicado como sócio pelo pai). A unidade existente na Nazaré localizava-se na Praia, a Sul, e destinava-se à produção de conservas de peixe (nomeadamente, sardinha em conserva de azeite e de tomate). Laborou possivelmente entre os anos 1930 até início dos anos 1930. Segundo o doador, esta sirene servia para avisar as trabalhadoras da chegada de peixe e para "marcar o ponto"; no entanto, de acordo com entrevistas realizadas pelo Museu (2015) junto de antigas trabalhadoras da fábrica da Nazaré, há memória de uma sirene que as chamava ao serviço quando havia peixe e que era audível em toda a localidade; desconhece-se se era esta a sirene em questão.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica