Origem / Historial:
O retrato existente no Palácio Nacional de Mafra é uma cópia segundo original do pintor inglês John Simpson. No verso da tela tem o carimbo de Thomas Brown (163, High Holborn, Londres). Thomas Brown foi, inicialmente, o único vendedor de pigmentos a óleo nos tubos metálicos inventados em 1841 por John G. Rand (1801-1873), um artista americano a trabalhar em Londres. Assim será de admitir a possibilidade que também seja de autoria de John Simpson, tendo em conta as afinidades estilísticas. Apresenta, no reverso da moldura, um selo indicando, como proprietário, o rei D. Fernando II.
A colecção do Museu Nacional dos Coches integra, com o número de inventário HD 0028, um retrato de D. Maria II idêntico, de autoria de John Simpson (1782-1847) e datado de 1834. A rainha segura o ceptro de ouro que lhe fora oferecido pelos portugueses residentes em Londres, no ano de 1828, uma peça de ourivesaria executada pela famosa casa londrina Storr & Mortimer, estando assinada pelos ourives William Clutton e David Cox.
Outra cópia idêntica encontra-se no Salão Nobre do Supremo Tribunal de Justiça, em Lisboa.
Segundo o Livro do Tombo, a peça terá pertencido sempre ao Palácio Nacional de Mafra.
A peça foi colocada na Sala n.º 61, Sala da Guarda e Galeria dos Reis, onde se mantém.