MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 6 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
PNM 1772
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Eneias salvando seu pai Anquises do incêndio de Tróia
Autor:
Fonseca, António Manuel da (Lisboa, 1796 - Lisboa, 1890)
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 304 ; largura: 214;
Descrição:
Pintura a óleo sobre tela com moldura de casquinha dourada, representando "Eneias salvando seu pai Anquises do incêndio de Tróia." No primeiro plano, surge Eneias, a corpo inteiro, de pé, pernas fletidas, ligeiramente voltado para a esquerda e a cabeça para a direita. Usa um elmo, túnica verde forrada de branco aberta no tronco, manto vermelho e sandálias. Traz nos braços seu pai, Anquises, com barba e cabelo curto grisalhos, envergando túnica e manto brancos, descalço. À direita, uma criança, em tronco nu, olha para Anquises e estende a mão direita na sua direção, enquanto que, com a esquerda, segura a mão de uma mulher que olha para a direita. À esquerda jaz no chão um homem de quem se vê o trnco nu. O fundo é preenchido por arquiteturas que ressaltam de zonas de fumo em cujas manchas de claridade se adivinha a presença próxima do incêndio que assola Tróia.
Incorporação:
Transferência - Proveniência: Palácio Nacional da Ajuda
Origem / Historial:
Segundo o Livro do Tombo, a obra pertenceu ao rei D. Fernando II e estava exposta nos seus aposentos no Paço de Mafra. Foi, a pedido do pintor, para a Real Galeria da Ajuda, tendo regressado a Mafra em 1948. Foi então colocada na Sala n.º 46 e na Sala da Guarda, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica