N.º de Inventário:
MNM 1343
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Piano de Mesa
Centro de Fabrico:
Lübeck, Alemanha
Oficina / Fabricante:
Rädeker & Lunau
Matéria:
madeira de jacarandá; mogno; metal; marfim; ébano
Dimensões (cm):
altura: 834; c/tampa 860mm; profundidade: 694mm; comprimento: 1710mm;
Descrição:
Piano de mesa com extensão FÁ-0 a Fá-6. Modelo superior da primeira fase da obra do famoso construtor Lunau, nessa altura ainda associado a Rädeker.
Teclas diatónicas com capa de marfim, teclas cromáticas em ébano. Cravelhame lateral. Duas cordas para cada tecla e nota, excepto no registo mais grave (até ao Mi1). Cordas de latão com fieira e cordas lisas de ferro. Mecânica inglesa. Abafadores accionados mediante pedal, que falta. No entanto, está presente a estrutura que o suportava e a parte mecânica, sendo esta em forma de lira. Atrás do cepo, sobre o triângulo, 4 ouvidos ou bocas de forma trapezoidal.
O móvel é revestido em folha de jacarandá, o frontal tem embutidos de metal dourado em esquadria, acompanhando o contorno do teclado. A meio dessa esquadria encontra-se a identificação dos construtores. A toda a volta, nos contornos anteriores e laterais, um friso com quadrados de madeira em baixo relevo. Este friso é repetido no contorno do tampo. No interior do tampo harmónico, madeira de mogno e pinho constituem a estrutura onde assenta o mecanismo. A cobri-lo, uma protecção de tampo harmónico.
O instrumento repousa sobre quatro pés torneados com motivos vegetalistas.
Estado de Conservação:
Faltam cordas:
La#5, Do#5, Si4, Sol4.
Faltam alguns abafadores, estimam-se que sejam 2 nas notas mais agudas e o mecanismo está deficiente;
As cordas estão enferrujadas mas passiveis de serem recuperadas;
Algumas teclas não imitem som porque o mecanismo esta deficiente.
Nas cravelhas no lado mais agudo, vestígios de humidade.
Imediatamente a seguir ao teclado no lado agudo e dentro do tampo destaca-se uma zona em que a madeira cedeu e abriu uma racha no sentido horizontal. Na mesma zona do lador exterior, podem ver-se dois destacamentos e, por todo o instrumento, existem pequenos destacamentos e fissuras, inclusivé nas arestas dos elementos vegetalistas dos pés.
Vestígios de restauros anteriores:
Massa da cor da madeira, na parte frontal, do lado esquerdo, a tapar pequenas fissuras.
Num dos lados, o esquerdo, grandes superfícies de massa a cobrirem fissuras maiores. Na zona do embutido entre o tampo e a parte lateral esquerda tb há massa. Partes do friso não são de origem, mas imitam o original.
Incorporação:
Doação do Arq. António Latino Tavares