MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 11 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 1343
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Piano de Mesa
Local de Execução:
Lübeck
Centro de Fabrico:
Lübeck, Alemanha
Oficina / Fabricante:
Rädeker & Lunau
Datação:
Romantismo
Matéria:
madeira de jacarandá; mogno; metal; marfim; ébano
Dimensões (cm):
altura: 834; c/tampa 860mm; profundidade: 694mm; comprimento: 1710mm;
Descrição:
Piano de mesa com extensão FÁ-0 a Fá-6. Modelo superior da primeira fase da obra do famoso construtor Lunau, nessa altura ainda associado a Rädeker. Teclas diatónicas com capa de marfim, teclas cromáticas em ébano. Cravelhame lateral. Duas cordas para cada tecla e nota, excepto no registo mais grave (até ao Mi1). Cordas de latão com fieira e cordas lisas de ferro. Mecânica inglesa. Abafadores accionados mediante pedal, que falta. No entanto, está presente a estrutura que o suportava e a parte mecânica, sendo esta em forma de lira. Atrás do cepo, sobre o triângulo, 4 ouvidos ou bocas de forma trapezoidal. O móvel é revestido em folha de jacarandá, o frontal tem embutidos de metal dourado em esquadria, acompanhando o contorno do teclado. A meio dessa esquadria encontra-se a identificação dos construtores. A toda a volta, nos contornos anteriores e laterais, um friso com quadrados de madeira em baixo relevo. Este friso é repetido no contorno do tampo. No interior do tampo harmónico, madeira de mogno e pinho constituem a estrutura onde assenta o mecanismo. A cobri-lo, uma protecção de tampo harmónico. O instrumento repousa sobre quatro pés torneados com motivos vegetalistas. Estado de Conservação: Faltam cordas: La#5, Do#5, Si4, Sol4. Faltam alguns abafadores, estimam-se que sejam 2 nas notas mais agudas e o mecanismo está deficiente; As cordas estão enferrujadas mas passiveis de serem recuperadas; Algumas teclas não imitem som porque o mecanismo esta deficiente. Nas cravelhas no lado mais agudo, vestígios de humidade. Imediatamente a seguir ao teclado no lado agudo e dentro do tampo destaca-se uma zona em que a madeira cedeu e abriu uma racha no sentido horizontal. Na mesma zona do lador exterior, podem ver-se dois destacamentos e, por todo o instrumento, existem pequenos destacamentos e fissuras, inclusivé nas arestas dos elementos vegetalistas dos pés. Vestígios de restauros anteriores: Massa da cor da madeira, na parte frontal, do lado esquerdo, a tapar pequenas fissuras. Num dos lados, o esquerdo, grandes superfícies de massa a cobrirem fissuras maiores. Na zona do embutido entre o tampo e a parte lateral esquerda tb há massa. Partes do friso não são de origem, mas imitam o original.
Incorporação:
Doação do Arq. António Latino Tavares
Origem / Historial:
Primeiros proprietários conhecidos:família da esposa do doador. Primeiro paradeiro conhecido: Solar na Beira Baixa, concelho de Penamacor, aldeia de João Pires. O piano esteve primeiramente numa sala do solar, e posteriormente foi transferido para uma adega onde permaneceu guardado por tempo desconhecido. Os vestígios de humidade que apresenta podem ter derivado desse período. Recentemente, foi transportado numa carrinha de ferro velho para a casa do doador, em Lisboa. Por motivos de redecoração da mesma, o proprietário resolveu doar o instrumento ao Museu da Música.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica