Origem / Historial:
"O Museu de Lamego preserva um dos maiores e melhores conjuntos de pintura seiscentista portuguesa com produção de um só autor, constituído por dezasseis painéis procedentes da Mitra da Sé lamecense. Trata-se de um acervo bem representativo dos novos caminhos estéticos e da busca de uma renovada imagem de espiritualidade que a pintura portuguesa procurava seguir no segundo e terceiro decénios do século XVII, por influxos dos ditames da Contra-Reforma, quando o esgotamento das anteriores fórmulas maneiristas se tornava claro para os mercados artísticos e era urgente, seguindo o exemplo italiano, refrescar o poder da arte sacra em termos de uma maior eficiência através de um estilo mais atraente e «ao natural». São todas elas peças da autoria de um pintor de Lisboa que conhecia então uma incontestada fama: André Reinoso (act. 1610-1650)" (Serrão, no prelo).
Deste conjunto de pinturas, executadas para decorar vários espaços catedralíceos em tempo do Bispo D. Martim Afonso Mexia, fazem parte as nove figurações de santos do hagiológio cristão, pertencentes ao acervo do Museu de Lamego, "obras devocionais de capela privada, que mostram um acabamento mais irregular e serão, por isso, de provável factura oficinal" (Serrão, no prelo).
Relativamente à proveniência destas pinturas, também se refere que este conjunto pertenceu à capela particular da família Veloso, que se encontrava na casa que esta família possuía na zona do Castelo de Lamego. (Guia, 1988)
De facto, essa família conserva, em casa sita na rua do Comércio, dois exemplares semelhantes aos do Museu.