MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
36
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Santo Ambrósio
Autor:
Reinoso, André (act. 1610-1641)
Datação:
1620 d.C. - 1630 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de castanho
Dimensões (cm):
altura: 35 cm; largura: 18 cm;
Descrição:
Representação miniatural de Santo Ambrósio, um dos quatro grandes Doutores da Igreja. Figura de perfil, 3/4, voltado à direita. com indumentária pontifical: sobre sotaina vermelha e sobrepeliz branca, usa um pluvial dourado decorado com motivos vegetalistas dourados sobre fundo preto e mitra. De feições esquálidas e barbado, repousa olhar sobre o livro que segura aberto na mão esquerda; na direita, segura uma cruz com três travessas. Apesar de alguma dureza no tratamento das vestes, a composição apresenta um notável realismo com efeitos de claro / escuro assinaláveis.
Incorporação:
Transferência - Mitra da Sé de Lamego (?) Oferta: Família Velloso (?)
Origem / Historial:
"O Museu de Lamego preserva um dos maiores e melhores conjuntos de pintura seiscentista portuguesa com produção de um só autor, constituído por dezasseis painéis procedentes da Mitra da Sé lamecense. Trata-se de um acervo bem representativo dos novos caminhos estéticos e da busca de uma renovada imagem de espiritualidade que a pintura portuguesa procurava seguir no segundo e terceiro decénios do século XVII, por influxos dos ditames da Contra-Reforma, quando o esgotamento das anteriores fórmulas maneiristas se tornava claro para os mercados artísticos e era urgente, seguindo o exemplo italiano, refrescar o poder da arte sacra em termos de uma maior eficiência através de um estilo mais atraente e «ao natural». São todas elas peças da autoria de um pintor de Lisboa que conhecia então uma incontestada fama: André Reinoso (act. 1610-1650)" (Serrão, no prelo). Deste conjunto de pinturas, executadas para decorar vários espaços catedralíceos em tempo do Bispo D. Martim Afonso Mexia, fazem parte as nove figurações de santos do hagiológio cristão, pertencentes ao acervo do Museu de Lamego, "obras devocionais de capela privada, que mostram um acabamento mais irregular e serão, por isso, de provável factura oficinal" (Serrão, no prelo). Relativamente à proveniência destas pinturas, também se refere que este conjunto pertenceu à capela particular da família Veloso, que se encontrava na casa que esta família possuía na zona do Castelo de Lamego. (Guia, 1988) De facto, essa família conserva, em casa sita na rua do Comércio, dois exemplares semelhantes aos do Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica