MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, May 02, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Etnologia
Inventory number:
AO.977
Supercategory:
Etnologia
Category:
Pesca
Name:
Draga de mão
Production Place:
Fuseta, Olhão, Faro, Portugal
Date / Period:
XX A.D
Material:
Madeira, ferro, cordel de sisal, corda, esparto, fio de algodão, nylon
Measurments (cm):
height: 140,5; diameter: 55; length: 317;
Description:
Draga de mão feita de dois paus de madeira de forma grosseiramente cilíndrica e de dimensões diferentes, dispostos em T, articulados a um aro de metal de secção elíptica, ao qual se prende uma rede em forma de saco cónico. É uma peça constituída por um cabo de madeira, cruzado em T numa das suas extremidades, com um pau de dimensões menores, encontrando-se este dispositivo fixado por meio de pedaços de corda de sisal a um aro de chapa de ferro cortada toscamente. Ao ponto de cruzamento do cabo e travessa prende uma corda, atada pela outra ponta a um cinto grosseiro de esparto. Neste aro, em furos feitos na secção inferior, entralha uma rede de fio de algodão de malha apertada. O saco é fechado no fundo através de um cordel de sisal. Este conjunto tem apensa, a servir de cinto ou estrovo, um cabo de nylon fixado nas pontas do pau pequeno, onde este está atado ao arco. Cabo de madeira: 140,5 cm. Pau mais curto: 66 cm. Diâmetro do aro de metal na secção mais larga: 55 cm. Largura do aro de metal: 7 cm. Comprimento do saco cónico de rede: 317 cm. Comprimento do cabo que vai ao estrovo: 38 cm. Comprimento do estrovo: 237 cm. Diâmetro dos paus: 5 cm. Malha do saco, de vértice a vértice: 1,6 cm. 0,8 cm de lado do losango.
Incorporation:
Compra
Provenance:
Fuseta, Olhão, Faro, Portugal
Origin / History:
A colecção inicial de Pesca Artesanal Portuguesa do MNE é constituída por objectos colectados nos anos sessenta e setenta do século XX por Lino da Silva (97 registos), Ernesto Veiga de Oliveira e Sebastião Pessanha (33 registos cada um) - tendo também colaborado Carlos Medeiros, Rafael Rúdio, Margarida Ribeiro, Lapa Carneiro e Margot Dias.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits