MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, May 02, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Etnologia
Inventory number:
AT.611
Supercategory:
Etnologia
Category:
Traje
Name:
Sapatos
Author:
Desconhecido
Production Place:
Portugal / Portalegre / Portalegre
Date / Period:
XIX A.D - XX A.D
Material:
Veludo (seda); Tecido (lã); Metal (prata); Metal; Calfe; Couro
Measurments (cm):
height: 10; width: 8; length: 27;
Description:
Sapatos (par) com rasto em couro, ao qual, na zona posterior, está colado um salto alto, afunilado, constituído por várias camadas do mesmo material. Apresenta gáspeas que percorrem todo o perímetro do pé, em veludo de seda de cor vermelha. A sua orla superior é debruada por uma fita de lã da mesma cor. A zona da biqueira e do calcanhar apresentam aplicação, reforçando as gáspeas, em calfe de vitela, de cor preta. A aplicação da biqueira é de formato triangular. A parte anterior das gáspeas apresenta largos motivos florais bordados com fio de prata, em ponto de canutilho, dos quais brotam ramificações, que se estendem até à zona da calcanheira, pontilhadas com lantejoulas metálicas.
Incorporation:
Doação
Provenance:
Portugal / Portalegre / Portalegre
Origin / History:
Na obra biográfica sobre Margarida Ribeiro , de Mário Justino Silva, o mesmo refere que: «Margarida Rosa Cassola Ribeiro, de seu nome completo, nasceu a 15 de Novembro de 1911, na cidade de Portalegre. Era a mais velha de seis irmãos e recebeu desde cedo uma educação esmerada, exigente e distinta, numa família com tradições de cultura. A mãe era professora primária e possuía excelentes dotes artísticos, nomeadamente nos domínios da pintura e dos bordados. O pai, que trabalhou inicialmente como caixeiro, tornou-se depois funcionário público. Desempenhou também funções directivas na Associação dos Bombeiros, foi vereador da Câmara Municipal de Portalegre, escreveu muito na imprensa regional tendo fundado e dirigido publicações periódicas e foi autor de peças de teatro. Foi em Portalegre que Margarida Ribeiro aprendeu as primeiras letras. Frequentou a Escola da Corredoura, completando aí, na sua cidade natal, a instrução primária. Frequentou, depois, o Liceu Mousinho da Silveira, mas a morte prematura de sua mãe, obrigou-a a ir viver para Lisboa. Tinha então doze anos». O objecto presente no Museu de Etnologia, que pertenceu a Maria Assunção (Ascensão?) Caçoila (Cassola?), mãe de Margarida Ribeiro, é um par de sapatos [AT.611], cujas gáspeas, em veludo vermelho, ela própria bordou a cheio, com fio de prata. O rasto e madeira foi depois mandado colocar a um sapateiro entre 1897 e 1900. Em Coruche, no centro de documentação Margarida Ribeiro, surge também uma fotografia de Margarida Ribeiro com apenas seis meses de idade, colocada sobre um rectângulo de tecido de seda, pintado por sua mãe. O conjunto apresenta uma moldura em madeira executada pelo pai de Margarida Ribeiro [AA933].
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits