MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1688
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Vítor Manuel II em trajo de caça
Autor:
Bernieri, Cesare (act. Turim 1860-1880)
Datação:
1865 d.C.
Matéria:
Óleo, aguarela, pastel
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 175; largura: 115;
Descrição:
A pintura representa Vítor Manuel II, que se apresenta em primeiro plano, envergando trajo de caça: casaco, colete e calças escuros, camisa branca, botas de cano alto com esporas e chapéu emplumado. Tem a mão esquerda no bolso das calças e, com a direita, segura os canos da caçadeira, que está assente no chão. À direita, deitado, está um cão de caça branco, com manchas castanhas na cabeça. Por detrás de ambos, vê-se uma pequena elevação com mato. O fundo é de paisagem, com algumas construções e um aqueduto. O céu é azul, nublado.
Incorporação:
Transferência - Pertencia à colecção de pintura do Rei D. Luís.
Origem / Historial:
Segundo uma relação de objectos de 1891, a peça estava então colocada na Salinha Encarnada. Conforme o Arrolamento Judicial, aí se mantinha por ocasião da implantação da República, tendo sido inventariada com o n.º R 177. Ignora-se se entre as décadas de 1910 e 1960 terá sido transferida para outro local; mas, pelo Roteiro de 1961 e pelo Itinerário de 1988, sabe-se que estava naquele espaço, onde hoje se mantém. Há uma escultura em bronze, também pertencente ao Palácio Nacional da Ajuda e igualmente denominada "Vítor Manuel II em trajo de caça", inv. 2044, que é quase uma réplica desta pintura.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica