MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 6 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
3787
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de D. José I
Autor:
Desconhecido
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 230,5 ; largura: 153;
Descrição:
A pintura representa o rei D. José I, em corpo inteiro, voltado três quartos à direita, de cabeleira curta, empoada. Enverga camisa branca, casaca e calções bejes, peitoral de armadura, sobrecasaca esverdeada e botas pretas de cano alto. Tem um panejamento verde e branco atado à cintura e um espadim. Ostenta ao peito a Cruz de Cristo, pendendo de uma fita vermelha. Apoia a mão direita no quadril e a esquerda no bastão de comandante-chefe dos exércitos, que assenta sobre uma mesa coberta pelo manto de arminhos, onde se vêem também a coroa real e o ceptro. À esquerda, no chão, repousam alguns artefactos militares. O fundo é preenchido, quase na totalidade, por um grande panejamento vermelho, que apenas deixa ver, à esquerda, um trecho de paisagem que tem, no primeiro plano, uma bateria de canhões, no segundo um acampamento militar e, no mais afastado, uma povoação. A moldura, em madeira e gesso dourados e entalhados, apresenta, na parte superior, um escudo com as armas de Portugal, sobrepujado pela coroa real fechada.
Incorporação:
Transferência - Pertencia às colecções reais.
Origem / Historial:
Segundo as listas de partilha de bens de 1889 e 1897 (por morte de D. Luís), a obra estava então na Arrecadação do Piso Térreo, sob a letra "U", tendo sido avaliada em 350 mil réis. No início da década de 1910, conforme o Arrolamento Judicial, encontrava-se na Galeria de Quadros, onde foi inventariada com o n.º X''' 226. Cerca de 1968, foi transferida para o Gabinete de Trabalho do Rei, onde permaneceu até 2000, tendo sido então colocada no Corredor Largo, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica