MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP254
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Jarro
Autor:
Autor não identificado
Centro de Fabrico:
Itália (?)
Oficina / Fabricante:
Oficina/Fabricante não identificado
Datação:
XVII d.C. - XVIII d.C.
Matéria:
Cerâmica, estanho
Técnica:
Faiança
Dimensões (cm):
altura: 14,8; largura: 11; profundidade: 12;
Descrição:
Pequeno jarro de faiança com boca trilobada e asa com enrolamento. A tampa e o anel da base são em estanho. Está decorado com representações de folhas, flores e bolotas. Policromia: verde, amarelo, castanho e branco sobre fundo azul.
Incorporação:
Transferência - Palácio das Necessidades, 1956. Cf. "Relação de peças existentes na Casa-Forte do Palácio das Necessidades, destinadas ao Palácio Nacional da Pena", datada de Novembro de 1956, com o n.º 1400: "Cangirão pequeno de fainaça policroma italiana com tampa de estanho" [Arquivo do PNP - Movimentação de Objetos].
Origem / Historial:
Na sequência da implantação da república (1910), foi inventariado nos "Aposentos de D. Manuel" do Palácio das Necessidades, com o n.º 1400: "Cangirão (pequeno) de faiança policroma italiana, com tampa de estanho - 1319". Classificado pela comissão de arrolamento como propriedade "particular", possuindo "valor artístico" (Arquivo do PNA, Arrolamento do Palácio das Necessidades, vol. I). Permaneceu na casa forte do Palácio das Necessidades e, em 1956, seria transferido para o da Pena.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica