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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP263
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Vidros
Denominação:
Vidrecome
Autor:
Autor não identificado
Local de Execução:
Alemanha
Centro de Fabrico:
Alemanha (atr.)
Datação:
XIX d.C.
Matéria:
Vidro
Técnica:
Vidro soprado, pintura a esmalte.
Dimensões (cm):
altura: 32,3; largura: 15,5; profundidade: 15,4;
Descrição:
Vidrecome de formato cilíndrico decorada a esmaltes. O vidro apresenta forte tonalidade esverdeada e múltiplas bolhas de ar. A decoração representa o tema do Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (aqui substituído pela águia bicéfala) acompanhado dos sete Eleitores montados. As figuras organizam-se em dois registos horizontais, estando inscrita sobre cada uma a sua identificação, à exceção da águia bicéfala que apresenta uma data: “I. Collen / 2. Maintz / 3. Konnigt im Köhmer / 4. Trier / 5. Sachßen / 6. Brandenburgt / 7. 1620 / 8. Pfaltz”. A decoração é rematada na base por um friso pontilhado a branco e, junto ao bordo, por uma faixa dourada com pontos brancos, vermelhos e azuis.
Incorporação:
Transferência - Palácio das Necessidades, 1956. Cf. "Relação de peças existentes na Casa-Forte do Palácio das Necessidades, destinadas ao Palácio Nacional da Pena" datada de novembro de 1956, com o n.º 837: "Winder-Kounn, decorado com figuras de cavaleiros, data 1620." [Arquivo PNP - Movimentação de Objetos]
Origem / Historial:
Pertenceu a D. Fernando II. Figurou na sala F da Exposição de Arte Ornamental de 1882 com o n.º 50: "Bocal de vidro allemão com pinturas e esmaltes e com a data de 1620. Sua Magestade El-Rei o Senhor D. Fernando" (Catalogo da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola, 1882, p. 245). Corresponde provavelmente ao n.º 261 do inventário orfanológico realizado após a morte do monarca (1885), localizando-se na "Sala dos Vidros" dos seus aposentos no Palácio das Necessidades: "Um jarro em forma de canudo de vidro allemão, epocha duvidosa com differentes cavalleiros em esmalte de côres, marcado com o numero settecentos e noventa e seis. Avaliado na quantia de 54$000 réis". Na sequência da implantação da república (1910), foi inventariado numa segunda "Sala dos Vidros" organizada por D. Carlos com o espólio reunido pelo avô, com o n.º 837: "Um Wider-Kounn decorado com figuras de cavaleiros e a data 1620". Classificado pela comissão de arrolamento como "de valor artístico" (APNA, Arrolamento do Palácio das Necessidades, vol. I). Deu então entrada na casa-forte desse palácio e, em 1956, seria transferido para o da Pena.

Bibliografia

AAVV, Europäisches und Aussereuropäisches Glass. Frankfurt am Main, Museum für Kunsthandwerk, 1980.

AAVV, Formas e ambiente. As Colecções do Museu de Artes Decorativas de Praga. Lisboa, FRESS, 2005.

AAVV, Reine Formsache. Deutsches Formglass 15. bis 19. Jahrhundert. Sammlung Birgit + Dieter Schaich. Munique, Berlim, Deutscher Kunstverlag, 2007.

DRAHOTOVÁ, Olga, European Glass. Praga, Peerage Books, 1983.

KLEIN, Dan, e LLOYD, Ward, The History of Glass. Londres, Orbis, 1984.

NEWMAN, Harold, An Illustrated Dictionary of Glass. Londres, Thames and Hudson, 1977.

Ricke, Helmut, Glass Art – Reflexions of the Centuries. Masterpieces from the Glasmuseum Hentrich in museum kunst palast, Düsseldorf. Munique, Berlim, Londres, Nova Iorque, Prestel, 2002.

SALDERN, Axel von, German Enameled Glass. Corning, Nova Iorque, The Corning Museum of Glass, 1965.

TAIT, Hugh, Five thousand Years of Glass. London, British Museum Press, 1991.

 
     
     
   
     
     
     
 
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