MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3626
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Baixo Relevo
Título:
Sagrada Família
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Itália
Datação:
XVIII d.C. - XIX d.C.
Matéria:
Mármore e madeira (moldura)
Técnica:
Baixo relevo
Dimensões (cm):
altura: 39; largura: 49; profundidade: 6,5;
Descrição:
Medalhão elíptico representando, em baixo relevo, a Sagrada Família ou Repouso na Fuga para o Egipto. Ao centro da composição a Virgem está representada com o corpo torcido para a direita. Encontra-se sentada; embora não seja visível o seu assento, pode-se deduzir que seja uma rocha ou outro elemento natural, pois o chão apresenta pequenos tufos de vegetação. A cabeça está coberta por um manto e o corpo tapado por vestes que lhe chegam aos pés, deixando ver os dedos. Com o braço direito segura um panejamento com o qual parece tapar o Menino Jesus e com a sua mão esquerda segura a mão do Menino que, despido, dorme recostado contra o lado direito da mãe. Do lado esquerdo da Virgem está São José semi ajoelhado, em atitude de meditação. A cabeça apoia no braço direito dobrado no cotovelo. A mão esquerda segura um livro (?) que apoia na perna esquerda dobrada A perna direita está também flectida contra o chão. Variação de uma celebrada obra de Alessandro Algardi (Bolonha, 1598-Roma, 1654), cujo original desapareceu mas que se conhece um notabilíssimo sucesso e consequente número de cópias e/ou variações ao longo do século XVII e XVIII, realizadas sobretudo em bronze mas também em mármore, hoje dispersas por Itália, França, Inglaterra e Espanha.
Incorporação:
Desconhecido (Fundo Antigo).
Origem / Historial:
No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1938, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 18., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “463”; "Descrição" - “Uma moldura oval em madeira dourada com um painel biscuit, representando a 'Família Sagrada'”; "Valor" - "300$00". Segundo a Drª Teresa Leonor Vale: O relevo marmóreo, cujo tema pode ser identificado como Sagrada Familia ou Repouso na Fuga para o Egipto, trata-se de mais uma variação de uma celebrada obra de Alessandro Algardi (Bolonha, 1598-Roma, 1654), cujo original desapareceu, mas do qual se conhece um notabilíssimo sucesso e consequente número de cópias e/ou variações ao longo do século XVII e XVIII, realizadas sobretudo em bronze mas também em mármore, hoje dispersas por Itália, França, Inglaterra e Espanha.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica