MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3432
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Toucador
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal?
Datação:
XIX d.C.
Matéria:
Raiz de mogno(?), espinheiro, metal dourado, espelho.
Técnica:
Madeiras entalhadas e embutidas.
Dimensões (cm):
altura: 165; largura: 126; profundidade: 63;
Descrição:
Toucador estilo Segundo Império. A peça estrutura-se em dois corpos. O corpo superior é constituído por um espelho rectangular basculante, moldura com embutidos claros, friso e motivos florais, decoração comum no estilo Segundo Império. A suportar o espelho, lateralmente, com ferragens que permitem a sua articulação, duas aves híbridas entalhadas e recortadas.O espelho assenta numa caixa que serve de estrutura a três gavetas de alçado frontal, igualmente preenchido com embutidos de motivos florais e ao centro com pequenos escudetes. No corpo inferior, tampo rectangular com faixa larga em espinheiro claro, contrastante com a reserva central, de madeira escura, contornando as arestas laterais e frontal. Sob o tampo uma gaveta compartimentada com divisórias em madeira, decoração central de açafate e elementos vegetalistas embutidos e nas zonas laterais com motivos florais. Escudete central em metal recortado. Toda a estrutura assenta em pernas em forma de S co pés em sapata, interrompidas por uma prateleira inferior recortada no plano frontal em "chaveta". Tanto nas pernas como no plano vertical da base repetem-se o mesmo tipo de elementos decorativos florais embutidos em cores claras, contrastantes com o fundo escuro.
Incorporação:
Proveniente do Palácio Nacional de Queluz.
Origem / Historial:
No “Cadastro dos Bens do Domínio Público”, de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 30v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “953”; "Descrição" - “Um toucador império hispanhol”; “Valor” – “800$00”; “Observações” – “Do Palácio Nacional de Queluz em 8-04-1940”.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica