MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3032
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Bufete
Autor:
Desconhecido
Centro de Fabrico:
Portugal
Oficina / Fabricante:
Portugal
Datação:
1722 d.C.
Matéria:
Madeira ( pau- santo ) e metal dourado
Dimensões (cm):
altura: 84; largura: 175; comprimento: 471;
Descrição:
Bufete em pau-santo e ferragens em metal dourado de grandes proporções. Tampo rectangular, de dimensões superiores à cintura, organizada com treze gavetas. Assenta em pernas com bolachas e tremidos e possui travejamento inferior. O tampo, liso, é formado por três tábuas que encaixam num friso espiralado recortado ao centro que remata o conjunto. A cintura apresenta seis gavetas em cada uma das faces frontais e almofadas nas laterais, sendo que a central de um dos lados também possui gaveta. Estas são emolduradas por frisos torneados e rebordo inferior igual ao do tampo. Estão separadas umas das outras por volutas estriadas e decoradas lateralmente. O conjunto é rematado por um friso espinhado. As pernas, em número de oito, apresentam bolachas, discos e tremidos assentes em cubos e pé circular. São fixadas entre si por travejamento com discos, tremidos e bolachas ao centro, sendo que as pernas centrais possuem também travejamento a uni-las. As gavetas possuem espelhos ornamentados para as fechaduras. Os cubos possuem espelhos e parafuso funcionais e decorativos.
Incorporação:
Compra - Adquirida ao Antiquário Abílio Pacheco de Carvalho
Origem / Historial:
Mesa encomendada para a Casa do Capítulo da Sé do Porto em 1722 . Foi vendida em leilão na sequência da Extinção das Ordens Religiosas em 1834. Adquirida pelo antiquário Abílio Pacheco de Carvalho, veio de novo a ser comprado pelo Drº José de Figueiredo, que lhe fez diversas alterações. Em 1940 a peça passa a integrar as colecções do Palácio Nacional de Sintra onde se encontra exposta na Sala dos Brasões. Esta peça foi à Exposição da Europália em 1991. Estava colocada fechada numa vitrine na exposição do Barroco.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica