MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 29 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3630
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Combate entre cavaleiros Turcos e Cristãos
Autor:
Rugendas I, Georg Philipp (atribuição)
Centro de Fabrico:
Augsburgo (Alemanha) ou Viena (Áustria)
Datação:
1683 d.C. - 1742 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Descrição:
Cena de batalha entre Turcos e Cristãos. É provável que se trate da representação imaginada de um confronto militar entre e o Sacro Império Romano-Germânico e o Imperio Turco-Otomano, frequentes nas décadas de 80 e 90 do século XVII e no início do século XVIII. As últimas grandes batalhas contra os Turcos tiveram lugar em Petrovaradin (1716) e em Belgrado (1717), na Sérvia, sendo derrotados pelo Príncipe Eugénio de Saboia. Do lado direito encontra-se um cavaleiro cristão, disparando uma arma de fogo contra o inimigo turco. Usa chapéu de plumas e luvas. Veste armadura de meio corpo, faixa vermelha à cintura e calças com botas de cano alto. O turco aos pés do cavaleiro, já morto, usa turbante na cabeça e veste túnica, cinto branco à cintura e calção largo. A seu lado encontra-se um cavalo branco, caído, apresentando um ferimento de bala e um manto azul no dorso. Ao centro encontra-se outro cavaleiro turco, empunhando uma espada com lâmina curva e um escudo. Do lado esquerdo vê-se uma árvore no cimo de um morro. Ao fundo, em segundo plano, o campo de batalha.
Incorporação:
Compra - Pintura adquirida a João Pinto Leite (5 de abril de 1873 - 24 de fevereiro de 1941), 3º Visconde dos Olivais, em conjunto com a pintura PNS 3631. Filho de António Pinto Leite e de Teresa Angélica Bernardina da Assunção Correia. Irmão de Joaquim, de António, de Manuel, de Caetano, de José e de Sebastião Pinto Leite. Todos os irmãos destacaram como negociantes no Brasil, em Inglaterra, no Porto e em Lisboa.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica