MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3624
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Claustro do Convento de S. Francisco
Título:
Claustro do Convento de S. Francisco
Autor:
Joaquim Rodrigues Braga
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
1825 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo sobre suporte têxtil
Dimensões (cm):
altura: 49.5; largura: 39,5;
Descrição:
Interior de um convento franciscano com o claustro em segundo plano. No centro da composição, um frade, inclinado para a frente com a cabeça baixa, olha para uma mulher ajoelhada a seus pés. A figura feminina está de costas para o observador, com a cabeça coberta por um lenço branco; os braços estão erguidos na direcção do frade; o joelho esquerdo assenta em terra. Traja um manto cor de vinho e uma túnica rosada. À sua esquerda encontra se uma criança que lhe agarra na túnica, enquanto olha para o observador. Traja uma túnica azul e tem uma coroa de flores na cabeça. Do lado direito está sentado um frade, com a cabeça virada para a esquerda, apoiada na mão direita; a mão esquerda está erguida, abençoando um homem, ajoelhado a seus pés, que ouviu em confissão; este olha para o frade com as mãos postas, em atitude de oração; traja camisola azul e calças castanhas No chão, a seu lado, estão poisados um chapéu e um cajado; na parede atrás, está uma pequena pia de água benta e acima desta um quadro em tons de cinzento representando uma árvore de Jessé; no chão encontra-se uma figura estendida contra uma árvore, em cujos ramos se vêem rostos. Ao lado da árvore estão três medalhões com inscrições. Do lado esquerdo do quadro um frade, de pé, apoiado numa bengala, enrola um terço nas mãos. Na parede ao lado, um fio liga ao sino que está no claustro. Por trás da figura central abre-se uma galeria do claustro por onde um frade, de costas, caminha segurando um documento entre as mãos. A seu lado, a parede rasga-se em três janelas em forma de arco de volta inteira, com as armas reais encimando o arco centra. A seguir às janelas um frade com capuz a cobrir-lhe a cabeça, encostado à parede; ao fundo uma figura leiga encaminha-se para as escadas. Na parte superior da pintura vêem-se quatro quadros, representando dois Papas e S. Francisco. No canto superior direito figura o quadro com a representação de S. Francisco, ajoelhado aos pés da cruz e com um crucifixo na mão direita. Segue-se um quadro com um Papa vestido de branco, com capa vermelha a cobrir-lhe os ombros e a cabeça coberta de vermelho; a mão direita está erguida a abençoar e a esquerda segura um documento. Ao seu lado está uma coluna com as suas armas. No quadro seguinte, o Papa também se encontra de pé com a mão direita a abençoar e a esquerda segurando um documento que tomba sobre uma mesa, coberta por um pano vermelho, no qual está poisado um chapéu púrpura. Do lado oposto, vê-se uma coluna onde está a data e a assinatura do autor da obra. No canto superior esquerdo, está o quarto quadro com mais um Papa que ergue igualmente a mão direita, para abençoar e segura um livro com a esquerda. Na coluna ao seu lado vêem-se as suas armas.
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Palácio Nacional de Queluz
Origem / Historial:
No “Cadastro dos Bens do Domínio Público”, de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 32v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “1061”; "Descrição" - “Um quadro a óleo com moldura dourada (Cena de lamento)”; “Valor”- “1.800”;”Observações” - “[Vindo] Do Palácio Nacional de Queluz, em 10-11-1940”.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica