MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 6 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3622
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de senhora
Título:
Retrato de senhora
Local de Execução:
Flandres (?)
Datação:
XVII d.C. - Século XVII
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo sobre madeira
Dimensões (cm):
altura: 75; largura: 61;
Descrição:
Retrato de uma dama. Figura a três quartos, com a cabeça ligeiramente inclinada para a esquerda. O cabelo encontra-se apanhado e o olhar está fixo no observador. As mãos, cobertas por luvas castanhas, estão unidas e seguram um lenço branco. Traja vestido escuro de decote quadrado, debruado com uma renda muito fina, quase transparente. Usa colar rente ao pescoço e brincos. O fundo é escuro, nele se diluindo o vestido. Do conjunto sobressai o tom claro do rosto e do peito.
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Palácio Nacional da Ajuda. Coleções Reais. Avaliação 1940: 400$00. Moldura em madeira dourada.
Origem / Historial:
O historiador da arte Hugo Xavier avançou com a hipótese de poder associar esta pintura ao n.º 122 do catálogo da Galeria de Pintura do rei D. Luís (1872, 2ª ed.): "Retrato da Rainha Maria de Médicis pintado por Rubens". Informa ainda que, de acordo com o testemunho de Pedro Dias, funcionário do Paço da Ajuda que acompanhou os arroladores judiciais entre 1911 e 1913, o quadro terá sido "offerecido pela Sr.ª D. Maria Pia à galeria como outros que lhe pertenciam". Essa mesma pintura (n.º 122) também pode ser associada ao n.º 1691 do Palácio Nacional da Ajuda.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica