MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3597
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Paisagem com Ruínas
Título:
Paisagem com Ruínas
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Itália
Centro de Fabrico:
Itália
Datação:
XVIII d.C. - Século XVIII, primeira metade.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 81; largura: 110;
Descrição:
Paisagem com ruínas, talvez de uma cidade italiana; vários edifícios com arcos de volta inteira, o topo dos quais tem vegetação espontânea. No centro da composição, três figuras masculinas, jovens, em trajes populares, junto uma fonte em ruínas que jorra água de uma carranca. Debruçado sobre a fonte está um jovem, de costas para o observador, com o braço direito sobre a borda da fonte e o esquerdo dentro desta; veste camisa vermelha, à cintura um panejamento azul, calças escuras arregaçadas acima dos joelhos; está descalço. Do lado direito do observador, outro jovem, de pé, encostado à fonte, com o corpo ligeiramente inclinado para a frente. Traja de forma semelhante ao primeiro jovem e está também descalço. A seus pés, um terceiro jovem sentado nos degraus da fonte, de costas para o observador e inclinado para a frente; veste - se de forma idêntica à segunda figura. Do lado direito do quadro, uma estátua feminina em pedra, assente sobre um pedestal; junto a esta, um quarto jovem, de pé, de costas para o observador, enverga uma indumentária mais cuidada em tons de azul e calça botas; à sua esquerda, caída por terra, parte da fachada de um edifício, sobre a qual está tombada parte de uma coluna. Atrás da estátua, duas colunas, uma delas intacta com capitel, tendo no cimo alguma vegetação. Em segundo plano, ainda do lado direito, um edifício com frontão e naves, apresenta-se intacto; próximo deste uma arcaria, em que os três primeiros arcos são alvo de incidência de luz. O canto inferior direito é ocupado por vegetação rasteira. Como cenário de fundo, um céu azul com algumas nuvens brancas.
Incorporação:
Desconhecido (Fundo Antigo)
Origem / Historial:
No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1938, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 1v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “36”; "Descrição" - “Um quadro a óleo (0,85x1,14). Ruínas Italianas, séc. XVIII”;"Valor" - "1200$00".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica