MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3030
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Cadeira
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Madeira de nogueira, couro e latão.
Dimensões (cm):
altura: 127,5; largura: 60; profundidade: 51;
Descrição:
Cadeira em madeira de nogueira com assento e espaldar em couro lavrado fixo por pregaria grossa de latão amarelo em forma de calote esférica. O espaldar é recortado em forma arredondada no cachaço e contra-cachaço e os montantes que o suportam são rematados por pináculos de latão. O aro do assento, em forma trapezoidal, tem os cantos arredondados e a aba ondulante, com pequeno saial recortado e entalhado com um motivo assimétrico rocaille. As pernas anteriores são galbadas com joelhos entalhados decorados com motivos rocaille, tornozelos finos e pés em garra e bola. As pernas posteriores são torneadas com pés de secção quadrada. As travessas ondulantes em X têm uma flor entalhada no ponto de intersecção. O desenho do couro do espaldar apresenta uma composição de elementos diversificados: motivos vegetalistas estilizados, dragões e aves dispostos em torno de uma cartela central encimada por elmo contendo uma albarrada. O desenho do couro do assento é uma composição do mesmo tipo, embora mais simples.
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Palácio Nacional de Queluz.(Leria & Nascimento)
Origem / Historial:
No “Cadastro dos Bens do Domínio Público”, de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 30v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “954”; "Descrição" - “Seis cadeiras de couro, grandes,de espaldar.”; “Valor”- “13.200$00”;”Observações” - “[Vindas] Do Palácio Nacional de Queluz, em 18-04-1940”.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica