MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3602
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Jefté sendo cumprimentado pela sua filha
Centro de Fabrico:
Holanda (?), Flandres (?)
Datação:
XVII d.C. - XVIII d.C.
Suporte:
Cobre
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 70,5; largura: 87,5;
Descrição:
Representação de um episódio da história de Jefté, designadamente o momento em que o líder gileadita é cumprimentado pela sua filha única após a vitória militar sobre os amonitas. Jefté, antes da batalha, tinha feito um voto a Jeová: caso voltasse vitorioso da batalha, a primeira pessoa que saísse da sua casa de Mispa de Gileade ao seu encontro seria oferecida em sacrifício ao Senhor. A história do voto de Jefté encontra-se na Bíblia hebraica (Antigo Testamento), em Juízes 11:29-40. À direita da composição encontra-se Jefté e um grupo de cavaleiros, trajados com meia armadura, manto e elmo. À esquerda, saindo de um edifício acastelado de estética classicista, a filha de Jefté e um grupo de raparigas com túnicas e sandálias saúdam os cavaleiros dançando e tocando o tamborim. A composição parece seguir um dos modelos iconográficos atribuídos ao pintor flamengo Erasmus Quellinus (1607-1678), assimilados por artistas coetâneos e posteriores, como o desenhador, gravador e impressor holandês Jacob Folkema (1692-1767).
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Palácio Nacional da Ajuda.
Origem / Historial:
ANTT, PT/PNA/DGFP/0001-002/0015/00015, Auto de arrolamento dos bens do Palácio Nacional da Ajuda, 533, Galeria dos Quadros X, fls. 4954-4955, 24 junho 1913. “N. 417 / Quadro pintado a oleo / sobre cobre, sem assigna- / assignatura visivel nem / moldura, representando um / guerreiro de gibão branco, / manto carmezim, capace- / te de plumas vermelhas, d’o- / lhar alto, montando um / cavallo branco, seguido d’ou- / tros cavalheiros com arma- / duras, uma bandeira e / lanças, resebidos á porta / d’uma cidade por uma / mulher loira, de túnica / amarella e carmezim, man- / to verde, cabelos louros e / joias no toucado, com o / busto semi-nú, seguido / d’um grande grupo de mu- / lheres tocando varios instru- / mentos e dansando, com / os bustos semi-nús, tendo / por detraz a tinta d’oleo / encarnada o nº 569, e a / preta o 211. Mede quasi 0,88 m / de L. e pouco mais de 0,70 m / de A. Transferido / Palacio Sintra /P. 986 - L. 41 / 30-10-940” Lnk: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4684005 No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 32v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “1070”; "Descrição" - “Um quadro a óleo sem moldura (cavalo branco e fundo de paisagem)”;"Valor" - "500$00"; “Observações” – “Do Palácio Nacional da Ajuda em 10-11-1940”
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica