MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3600
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Natureza Morta
Autor:
Tibaldi, Antonio
Local de Execução:
Itália
Centro de Fabrico:
Itália
Datação:
XVII d.C. - Século XVII, segunda metade
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 96,5; largura: 133;
Descrição:
Composição onde se aglomeram vários objectos. Do lado direito, encontra-se uma cadeira de bordado, baixa, estofada a verde e decorada com galões e franja dourada; nela repousa um cão branco e castanho com uma coleira. Sobre a cadeira, um panejamento de brocado cinzento debruado com franjas douradas. Do lado esquerdo do quadro encontram-se duas mesas cobertas por panos de brocado vermelho com decorações e franja dourada, idêntica à do panejamento cinzento. Sobre as mesas estão vários objectos dispostos sem qualquer ordem aparente: uma arca / cofre entreaberta da qual pende um colar de contas, um cordão de ouro e uma fita; a ela está encostado um espelho de formato octogonal com um laço encarnado no topo; um regalo de arminho está enrolado junto à arca e sob este vêem-se umas luvas castanhas. Na segunda mesa vê-se uma almofada para renda com o respectivo cartão, alfinetes e bilros pendentes; junto estão um relógio, um leque com borla e uma jarra de vidro em forma de globo, com pé, cheia de flores rosas e brancas. Por trás da almofada está um relógio de mesa, cilíndrico, sustentado por três figuras; encontra-se sobre uma peanha escura e está reflectido no espelho. No chão estão livros, uma flor e um pente, bem como um aquecedor de cama ou de regaço, em prata cinzelada, com cabo. Num dos livros encontra-se uma inscrição ilegível na lombada. Percebem-se as seguintes letras:?/F/M (?)/ (?)/D/E ou C/L/L/F/A (?) Predominam os tons escuros.
Incorporação:
Compra - Adquirido a João Pinto Leite (Visconde dos Olivais)
Origem / Historial:
No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1939, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 29v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “915”; "Descrição" - “Duas naturezas mortas com moldura, século XVII”;"Valor" - "5000$00"; “Observações” – “Comprado a João Pinto de Leite (Visconde dos Olivais)”
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica