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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3073
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Escritório
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Espanha ?
Datação:
XVII d.C.
Matéria:
Madeira, marfim, ferro forjado, tartaruga e veludo.
Dimensões (cm):
altura: 149; largura: 125; profundidade: 44;
Descrição:
Escritório em madeira composto por dois corpos. O corpo superior funciona como um cofre com tampo rebatível. O tampo é decorado com aplicações de ferro recortadas e colocadas sobre um fundo de tecido aveludado vermelho: uma placa hexagonal, constituída por ferro rendilhado, e colocada na parte superior central é a peça mais importante e serve de fechadura. É ladeada por duas placas rematadas por flores de lis, com puxadores em forma de pingente. Sob o hexágono central encontra-se um rosto de anjo alado e sob os pingentes dois pequenos florões. Duas aplicações de cada lado, com fechaduras, fixam a tampa às ilhargas. Do topo do móvel parte o ferrolho, de grandes dimensões e que assenta na aplicação central. A ladear o hexágono partem do topo duas aplicações trabalhadas. Na parte inferior do tampo três grupos de pequenas conchas (vieiras). O tampo não sobressai do cofre, antes encaixa no rebordo (armadura) exterior; neste rebordo existem aplicações angulares que servem de reforço na construção dos ângulos do cofre e duas aplicações lisas nas zonas do rebordo que correspondem às aplicações laterais; entre estas uma aplicação rendilhada. No topo do rebordo e sobre as aplicações que ladeiam o hexágono, mais duas aplicações rendilhadas. As ilhargas possuem gualdras, colocadas sobre um espelho de ferro rendilhado aplicado sobre um fundo de veludo vermelho escuro. Nos ângulos, na continuação das ferragens laterais, e ao centro em cima e em baixo surgem ferragens decorativas. A trempe, do tipo "pie de puente" é um corpo independente, do qual saem dois tirantes que suportam o tampo e terminam em forma de concha. Estrutura-se numa arcaria central com quatro arcos de volta perfeita assentes em colunas com estrias e pináculos (estilo bilros) no centro; sobre a arcaria uma fila de pináculos (bilros). Esta composição central encaixa (por meio de dois parafusos) numa estrutura lateral com seis colunas com estrias assentes numa sapata que termina numa semi voluta estriada. A parte interior apresenta uma composição de gavetas e portinholas simulando portadas, decoradas com pinturas em "grisaille" sobre marfim, ladeadas por colunas e coroadas com frontões quebrados. Ao centro encontra-se uma porta com frontão triangular de frente quebrada, onde se insere um corpo rectangular com novo frontão; neste pequeno corpo está pintado um cavaleiro de espada em punho. Sob o frontão, ladeado por colunas em tartaruga e marfim, encontra-se, ao centro, um cristo na cruz executado em alto relevo em ferro. Sob esta composição uma placa de marfim com puxador. Esta porta abre para um nicho com quatro gavetas. A porta central é ladeada por dois gavetões com uma estrutura igual à central (mas de menores dimensões) à excepção dos frontões que são aqui semicirculares. No centro ao invés de um baixo relevo vê-se uma cena pintada: à esquerda uma Anunciação e à direita a Torre de Babel; ambas são encimadas, na estrutura superior, por soldados. Sob estes corpos mais duas placas marfim com puxadores. Por baixo (englobando a estrutura central e as laterais) dois grandes gavetões com três arcos de volta perfeita cada; são executados em marfim com anjos no entablamento e apoiam-se em colunas de tartaruga e marfim. Os lados do cofre apresentam uma estrutura de portal com frontão triangular, com mais duas cenas pintadas: à esquerda possivelmente o encontro entre Santa Isabel e S. Joaquim na Porta Especiosa e à direita o marfim encontra-se partido, permitindo apenas a visão de um arcanjo. Tal como nas outras estruturas por baixo surge uma pequena placa de marfim com puxador e sob esta, bem como no topo da estrutura encontram-se gavetas com face de tartaruga trabalhada com embutidos de marfim. Nos ângulos superiores duas gavetas idênticas a estas. As estruturas de templo estão todas inseridas em fundos de tartaruga e marfim.
Incorporação:
Compra - Adquirido a João Pinto Leite (Visconde dos Olivais)
 
     
     
   
     
     
     
 
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