MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3668
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Espólio documental
Denominação:
Missal
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal ?
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Encadernação: Couro de cor castanha Pastas de cartão Nervos de cânhamo Tranchefile de cordel Ferragens de metal Corpo do Livro: suporte em papel produzido manualmente costura com fio de linho
Técnica:
Pastas, revestidas a couro com ferros gravados a seco. Guardas e cadernos solidários e cosidos entre si; nervos simples e assentes sobre os festos dos cadernos com fio de cosedura enrolado e entrançado. Texto impresso.
Dimensões (cm):
altura: 29,5; largura: 20;
Descrição:
Missal. Encadernado em couro gravado a dourado, com guardas marmoreadas a dourado. O corpo do livro na zona das extremidades das folhas é dourado e gravado com motivos geométricos. A obra é composta por vários capítulos com texto em latim. Inexistência da folha de rosto. O primeiro capítulo surge com texto corrido a preto. A restante obra apresenta texto em duas colunas, separadas por dois frisos pretos, escrito a preto e vermelho. As iniciais são a vermelho e as capitulares a preto, inseridas num quadrado com ornamentação geométrica e vegetalista, também a preto. O texto é intercalado com tabelas dos dias dos Santos, com cânticos de tetragrama vermelho e notações quadradas a preto, e por gravuras de página inteira (com episódios da vida de Cristo). A paginação é realizada em numeração árabe e romana. Algumas folhas apresentam remates de páginas com motivos florais. Algumas folhas têm marcadores próprios em metal e tecido.
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Pálácio Nacional de Queluz em conjunto com mais 22 livros
Origem / Historial:
No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 32, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “1056”; "Descrição" - “Um lote de vinte e três livros religiosos.”; "Valor" – "2.300$00"; “Observações” – “ Do Palácio Nacional de Queluz em 10-11-1940”.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica