MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 29 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3635
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Sebastião libertando os cativos cristãos
Título:
São Sebastião libertando os cativos cristãos
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Oficina / Fabricante:
Lisboa
Datação:
XVI d.C. - Século XVI, último terço
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de castanho (?)
Técnica:
Óleo sobre madeira (três pranchas colocadas na vertical).
Dimensões (cm):
altura: 95; largura: 71,5;
Descrição:
Representação de São Sebastião libertando os cativos cristãos. O santo, aqui representado simbolicamente como rei D. Sebastião, encontra-se de lado, a caminhar, observando um dos cativos, identificado como S. Leonardo. A cabeça está coberta por um chapéu. A mão esquerda segura a espada e a direita está erguida num gesto de incentivo ao cativo. Traja de castanho, com botas vermelhas até ao joelho. Ao seu lado direito estão três cativos, dois deles com as mãos atadas atrás das costas e o terceiro com as mãos amarradas à frente junto ao peito. Estão despidos, possuindo apenas com um pano branco enrolado à cintura. Estão rodeados por quatro guardas armados com lanças e escudos e as cabeças cobertas por capacetes. Atrás de S. Sebastião figura um quarto guarda. Em primeiro plano, no canto inferior direito, encontra-se uma mulher de peito desnudado com uma criança apoiada no joelho.
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Palácio Nacional de Queluz
Origem / Historial:
No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 32, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “1031”; "Descrição" - “Dois quadros em madeira, séc. XVI-(nº275) – 1 mto deteriorado”;"Valor" - "1000$00"; “Observações” – “Do Palácio Nacional de Queluz em 5-8-1940”. De acordo com o Dr. Vitor Serrão (ver bibliografia) esta obra faria parte de um retábulo desmembrado de que se conhecem actualmente esta tábua e a peça com o inv. nº 3634/ P.N.S. Peça proposta para classificação como Bem de Interesse Público, no âmbito da lei nº 107/2001 de 8 de Setembro.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica