MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3457
Supercategoria:
Ciência e Técnica
Categoria:
Investigação e Desenvolvimento
Denominação:
Globo Celeste
Autor:
Christopher Schissler
Local de Execução:
Augsburg, Alemanha
Datação:
1575 d.C.
Matéria:
Metal amarelo (gomos) e ferro (rebites)
Técnica:
Metal gravado e dourado.
Dimensões (cm):
diâmetro: 42;
Descrição:
Globo em metal amarelo representando a esfera celeste, com constelações e signos do zodíaco, uma iconografia muito influenciada por Albrecht Durer. É composto por doze chapas em forma de gomo fixadas a uma estrutura interna por meio de rebites de ferro. É circundado por um meridiano, também em metal amarelo, com a inscrição CIRCVLUS MERIDINUS de um dos lados; do outro encontram-se gravadas quatro escalas graduadas de 0 a 90º e de 90 a 0º. Nos pólos possui dois eixos que faziam o encaixe na base, hoje desaparecida. O globo está assinado e datado: " CHRISTOPHORVS*SCHISS/LERVS*AVGVSTANVS *GE/OMETRICVS*ET*ASTRO/NOMICVS*FABER GLOBV/M*HVNC*CAELESTREM/FACIEBAT*ET *DESCRIB/EBAT*ANNO*DOMINI/1575" Tradução: "Christopher Schissler de Augsburg, artífice astronómico e geometro, fez e descreveu este globo celeste no Ano do Senhor 1575". Possui um brasão que faz, provavelmente, alusão à profissão do seu autor, uma vez que ostenta duas esferas armilares e um sol. Possui ainda um segundo brasão, com as armas da cidade de Augsburgo e as iniciais AV, que correspondem a Augusta Vindelicorum, nome romano da mesma. Junto a este brasão encontra-se uma segunda inscrição: "STELLAE * HVIVS * GLOBI/NUMERATAE* AC* DISTRIBV/TAE *SVNT*SECVNDVM*CVRS/VM* SPHAERE*OCTAVAE*AD/NOSTRVM * TEMPVS* ANNV/ MQVE * ACCOMMODATAE/ 1575" Tradução: "As estrelas numeradas deste globo estão distribuídas ao longo da oitava esfera, adaptada ao nosso tempo e ano" A iconografia das constelações está ligada à importante tradição de globos influenciados pelos desenhos de Albrecht Durer (1515), embora ilustrando a evolução da cartografia celeste, através da inclusão de novas constelações como as existentes no globo impresso de Mercator (1551).
Incorporação:
Transferência - Proveniente da Casa Forte do Palácio das Necessidades
Origem / Historial:
Este exemplar é não só o mais antigo que se conhece no nosso país, como o único conhecido deste tipo no séc. XVI. A raridade destes globos no nosso país poderá justificar-se, segundo o Comandante Estácio dos Reis, com o facto de D. Manuel ter proibido por alvará de 1504 a produção, por motivos de sigílo, de "cartas de marear" e "Pomas (globos) grandes nem pequenos". Segundo Samuel Gessner (Museu da Ciência da Universidade de Lisboa) a iconografia das constelações representada no presente globo está ligada à importante tradição de globos influenciados pelos desenhos de Albrecht Durer (1515), embora ilustrando a evolução da cartografia celeste, através da inclusão de novas constelações como as existentes no globo impresso de Mercator (1551). Schissler, nascido por volta de 1531 em Augsburg, cidade onde morre em 1608, foi um dos mais notáveis fabricante e inventor de instrumentos matemáticos, dos quais ainda hoje existem cerca de 50, mas apenas dois globos assinados um, terrestre, também metálico e datado de 1597 (Museu Marítimo de Greenwhich) e o presente, celeste, datado de 1575. Peça proposta para classificação como Bem de Interesse Nacional, no âmbito da lei nº 107/2001 de 8 de Setembro.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica