MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3060
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Mesa
Local de Execução:
Índia (?)
Datação:
XVII d.C.
Matéria:
Madeira de ébano, teca (?) e marfim.
Técnica:
Madeiras entalhadas e embutidas. Marfim recortado e embutido.
Dimensões (cm):
altura: 80; largura: 84; comprimento: 119,5;
Descrição:
Mesa indo-portuguesa ou ao gosto indo-português, em madeira e marfim (?). Estrutura-se num tampo rectangular, de dimensões superiores à cintura, organizada com duas gavetas na face frontal. Assenta em pernas espiraladas com grandes bolachas na parte superior e travejamento inferior também espiralado. As pernas poderão ter pertencido a um corpo diferente tendo sido posteriormente encaixadas neste tampo. A decoração do tampo e aro combina motivos geométricos e figurativos. Ao centro do tampo vê-se um brasão (Mascarenhas?), com fundo de riscas de madeira clara e escura, enquadrado por desenhos vegetalistas. As gavetas apresentam ave de grande cauda enrolada formando motivos florais, emoldurados por losangos. As gavetas são emolduradas por frisos de madeira escura contrastante. Os espelhos das fechaduras são recortados e ladeados por pequenos puxadores.
Incorporação:
Transferência - A mesa foi transferida do Palácio Nacional da Pena para o Palácio Nacional de Sintra em 1939 (despacho ministerial de 18/01/39). Avaliação: 1.000$00 em 1939; 1.500.000$00 no inv. de 1991 feito pela Dra. Ana Arez, então Diretora do PNS.
Origem / Historial:
O inventário orfanológico de D. Fernando II indica que se encontrava no Palácio da Pena em data anterior a junho de 1869, localizando-a na “Sala de Visitas” com a verba 6188. Os inventários posteriores (1897, 1907 e 1910) situam-na no gabinete de trabalho do rei (D. Carlos I e, posteriormente, D. Manuel II), sendo visível em fotografias da época. No “Cadastro dos Bens do Domínio Público”, de 1939, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 26v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “778”; "Descrição" - “ Uma mesa em pau-santo com embutidos, tampo rectangular, duas gavetas, travessas e pés torneados (gosto indo-português); “Valor” – “1.000$00”; “Vindo do Palácio Nacional da Pena, em 21-04-1939.”
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica