MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 29 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS2963
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Arca
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Índia
Datação:
XVII d.C.
Matéria:
Madeira de teca, laca e ferro.
Dimensões (cm):
altura: 38; profundidade: 41; comprimento: 79,5;
Descrição:
Arca Luso-Oriental em madeira e ferro. De forma paralelepipédica apresenta os emalhetados em cauda de andorinha. O tampo tem dimensões superiores ao fundo assentando sobre uma régua. O corpo está colocado sobre uma base com esquadrias na qual encaixam quatro pés em forma de garra. A decoração executada em relevo é de carácter vegetalista. Tanto a frente como as costas repetem o mesmo padrão: uma flor central ladeada por vegetação entrelaçada. Uma esquadria de pontas de diamante emoldura os rectângulos. Nos laterais repete-se um padrão quase idêntico igualmente emoldurado por pontas de diamante. No tampo encontra-se uma composição com uma flor central da qual parte uma floresta de ramos com folhagem. A flor do tampo difere das restantes notando-se aqui uma clara influência de modelos indianos. O interior da arca é totalmente pintado a vermelho com decorações a dourado, de vegetação e animais. A pintura da caixa encontra-se deteriorada permitindo apenas visualizar algumas aves e folhagem Na parte interior do tampo a pintura está bastante bem conservada e mostra uma composição vegetalista com uma árvore central junto à qual está encostado um pássaro de cauda comprida; do lado esquerdo, uma árvore mais pequena onde poisa um pássaro de menores dimensões; em toda a superfície encontram-se mais seis aves poisadas ou em voo e na parte inferior do lado esquerdo figura um animal semelhante a um coelho mas de cauda comprida. Toda a iconografia denota influência de modelos indianos. Os ângulos são pregados com tachas de ferro e o tampo está suportado por três gonzos, revestidos, na parte exterior, por tachas em forma de roseta iguais às duas do fecho. As ilhargas apresentam pegas de ferro. O fecho não possui aldraba nem ferrolho fechando por meio de trinco interior apresentando escudete recortado incompleto.
Incorporação:
Outro - Desconhecido /Fundo antigo
Origem / Historial:
No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1938, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 1, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “17”; "Descrição" - “Uma caixa de madeira entalhada com pregaria e argola”; "Valor" – "400.00".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica