MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3070
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Contador
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Índia
Datação:
XVII d.C. - XVIII d.C.
Matéria:
Madeira ( Teca, ébano, sissó ) marfim e latão
Dimensões (cm):
altura: 132; largura: 90; profundidade: 49;
Descrição:
Contador Indo - Português em teca , ébano, sissó, marfim e latão, composto por dois corpos. A parte de cima é formada por dez gavetas, duas delas com frentes duplas (segunda da direita e a segunda da esquerda), causando a ilusão de serem em número de doze. Os ângulos frontais são rematados por ferragens decorativas. A base apresenta na parte de baixo duas gavetas, que têm os ângulos inferiores decorados com ferragens e uma maior de molduras duplas; as pernas do contador são em forma de Nagas (espíritos das águas). As costas são lisas. A decoração de ambos os corpos é geométrica, formando círculos concêntricos, em embutidos de madeira, tendo no centro losangos embutidos em marfim. As ferragens são em latão rendilhado ricamente trabalhado especialmente nos escudetes, ladeados de pequenas gualdras também estas trabalhadas. As ilhargas apresentam a mesma decoração que o corpo central e o mesmo tipo de ferragens e gualdras. Todo o móvel é rematado por pregaria.
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Palácio Nacional de Queluz -
Origem / Historial:
No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1939, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 26, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “769”; "Descrição" - “Um contador indo-português em pau-santo e rosa com 14 gavetas”; "Valor" - "8.000$00"; “Observações” – “Vindo do Palácio Nacional de Queluz”.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica