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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu de Lamego
Inventory number:
2942
Supercategory:
Arte
Category:
Cerâmica
Name:
Figura de movimento
Title:
Ovarina
Author:
Bordalo Pinheiro, Rafael
Manufacture Center:
Caldas da Rainha
Workshop:
Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha,1884-1908
Date / Period:
1907 A.D
Material:
Barro
Technique:
Modelado e moldado com vidrado polícromo
Measurments (cm):
height: 21,5; width: 10;
Description:
Figura de movimento - Ovarina - moldada e modelada em cerâmica revestida por vidrado policromo, exceto no reverso da base e carnações e composta por três peças ligadas entre si por um sistema de engonços. Assente numa base semi-esférica, a figura enverga o traje típico das mulheres de Ovar, constituído por lenço e chapéu de abas, na cabeça, e blusa branca com mangas arregaçadas sob corpete azul e saia rodada curta, cingida por uma faixa branca; a adornar as orelhas e o peito, brincos e pendente em forma de coração filigranado de ouro. A pose de dança é sugerida pelo movimento da anca, os braços levantados e os pés nús assentes em pontas.
Incorporation:
Legado - Maria Virgínia Magalhães da Silveira Montenegro Flórido (proc. 48.2/Oft.)
Origin / History:
De gosto assumidamente português e comprometidas socialmente com a realidade do país, as figuras de movimento, com um sistema de engonço que permite articular a cabeça, o tronco e as pernas, constituem uma marca de originalidade imprimida por Rafael Bordalo Pinheiro à cerâmica portuguesa de transição do século XIX para o XX. Nascido em Lisboa, em 1846, no seio de uma família de artistas, Bordalo Pinheiro, em 1883, no auge da sua carreira como caricaturista e ilustrador, aceita dirgir o setor técnico e artístico da recém fundada Fábrica de Faianças, em Caldas da Rainha. Aí viria a desenvolver uma fecunda e criativa atividade de ceramista influenciada pelos diversos figurinos estéticos coevos, mas sobretudo, por correntes naturalistas, às quais empresta a sua visão acutilante sobre a sociedade. Começaria então a produção de várias tipologias de caráter popular e social que possuiam, como nota preponderante, o sarcasmo, o humor, a graça e vivacidade com que Rafael caricaturava ou simplesmente reproduzia personagens e costumes da época: a "Maria Paciência", a "Velha Maria", a "Ama das Caldas", o "Estudante", o "Padre", o "Sacristão", o "Peixeiro", o "Padeiro", o "Forcado", o "Polícia", a "Fadista" e, entre outros, a "Ovarina", em evidência. Proveniente da coleção de D. Maria Virgínia Magalhães da Silveira Montenegro Flórido, doada ao Museu em 1984, o Polícia e a Ovarina, foram produzidos nos dois anos seguintes à morte de Bordalo Pinheiro (em 1905), certamente, a partir dos moldes do mestre e pelo mesmo pessoal que trabalhava na fábrica, nessa altura, já, sob a direção de Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, seu sucessor.
 
     
     
   
     
     
     
 
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