MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE ENTIDADE
Museu:
Denominação:
França, José-Augusto
Tipo:
Autor
Nascimento:
Tomar, 1922
Biografia:
Figura fundamental no contexto do Surrealismo português foi um dos participantes das primeiras reuniões no café Smarta, depois na Mexicana (Praça de Londres) e na casa de António Pedro, que dariam lugar à formação do Grupo Surrealista de Lisboa, em Outubro de 1947; reuniões que, depois, se estabeleceram em sua casa. No âmbito do Surrealismo tentou a via das artes plásticas, com resultados pouco relevantes: um conjunto de óleos apresentados na I Exposição Surrealista, em 1949, e o projecto para um objecto, nunca realizado, Aparelho telefónico ou Homenagem a Lamark. Empenhou-se ainda no campo da escrita ficcional publicando Natureza morta (1949), Azazel (1956) e Despedida breve e outros contos (1958). Dirigiu a série Uni/Pentacórnio e co-dirigiu Cadernos do Meio-Dia. Ainda nos anos 50 fundou uma das galerias mais importantes da época, a Galeria de Março, e, estendeu o seu trabalho de crítico de arte ao cinema e à literatura. O seu papel crucial como teórico e crítico do Surrealismo, colocando algumas das questões e problemas, define uma teia social e cultural com que o grupo teve de se confrontar. Foi igualmente decisivo o seu papel como orientador e difusor de informação de uma arte internacional, em especial para os membros do Grupo Surrealista de Lisboa que permaneceram ligados ao seu círculo, tais como Lemos, Azevedo e Vespeira, artistas que pela influência de José-Augusto França transitaram depois para a abstracção, assim acompanhando uma viragem internacional. O papel de José-Augusto França, como historiador de arte, abrange as artes plásticas e a arquitectura portuguesas dos século XIX e XX, trabalho que faz dele a figura principal neste campo. Após frequência do Curso de Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras de Lisboa e de Sociologia de Arte na Sorbonne, é Doutor em História e em Letras pela Universidade de Paris, sendo responsável pela sistematização da História da Arte portuguesa. Professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, nela criou o primeiro mestrado em História da Arte. Foi também presidente de Academia Nacional de Belas-Artes, membro do Comité Internacional de História da Arte e presidente de Honra da AICA, sendo um dos responsáveis pela criação da sua secção portuguesa, que também presidiu, membro da direcção do Grémio Literário e director da revista Colóquio Artes, desde 1970 até ao final, além de um papel destacado como comissário e organizador de exposições.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica